23/04/2024

Sindicatos de jornalistas realizam mesa de negociação com empresários pela CCT

Dirigentes do SindijorPR e Sindijor Norte PR se reuniram nesta terça-feira (23/04) com representantes dos sindicatos patronais para realizar a primeira mesa de negociação para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) das e dos jornalistas paranaenses, dentro da campanha salarial nacional unificada dos jornalistas. A data-base da categoria vence em 1º de maio.

As discussões iniciaram logo após as assembleias com a categoria para definir a pauta da CCT 2024/2025, em 29 de fevereiro deste ano. Depois disso, em uma reunião realizada no dia 26 de março com os patronais, os sindicatos das e dos trabalhadores solicitaram que as negociações ficassem concentradas nas questões econômicas, seguindo entendimento de assembleias. Tanto Sindejor-PR quanto SERT-PR formalizaram em ofício uma resposta, onde acataram a solicitação.

Os representantes do SindijorPR e do Sindijor Norte PR levaram para a mesa desta terça-feira a expectativa dos jornalistas que, em assembleias para definição da pauta de reivindicações, enfatizaram a necessidade de repor a inflação incidente na data-base, bem como as perdas salariais acumuladas desde 2020. Cálculos realizados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Paraná (DIEESE-PR), a pedido dos Sindicatos, apontam que o prejuízo amargado pela categoria soma 10,41% sobre os salários, o que ultrapassa a cifra de R$ 19 mil pelos anos sem reajuste no índice total do INPC.

Ainda não há uma proposta de reajuste salarial definida, mas os sindicatos profissionais reforçaram que a categoria espera que haja algo minimamente razoável e que não gere ainda mais perdas. Representantes do Sindejor e do SERT-PR se comprometeram a retomar as conversas na próxima semana.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte PR