01/04/2024

Proposta dos jornalistas da Campanha Salarial é apresentada aos patronais

Os sindicatos que representam jornalistas profissionais do Paraná, SindijorPR e Sindijor Norte PR, tiveram a primeira reunião com os patronais para tratar da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025. Na terça-feira, 26 de março, representantes do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR) e do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná (SINDEJOR) ouviram a proposta das e dos jornalistas de manter os textos da atual CCT, preservando direitos assegurados, e trabalhar somente a questão econômica conforme aconteceu na negociação de 2023.

A proposta foi aprovada na abertura da Campanha Salarial pela categoria em assembleias realizadas nas bases do SindijorPR e Sindijor Norte PR no dia 29 de fevereiro deste ano. Em relação a preservação do texto atual da CCT, há a preocupação em evitar ataques às conquistas de anos de luta dos jornalistas. "Ao focar somente na questão econômica, jornalistas e empresários evitam ataques e desgastes, pois sempre há interesse de mudanças em aspectos da CCT das duas partes. É positivo quando há conversa e se estabelece um acordo", conta Ricardo Andretto Fonseca, Secretário Geral do Sindijor Norte PR.

A reunião, apesar de ainda não ter o tom de uma Mesa de Negociação, traz aspectos importantes que podem ajudar a compor um acordo final. Por conta disso, representantes do SERT-PR e SINDEJOR pediram que os sindicatos das e dos jornalistas compartilhassem o que pretendiam também no aspecto econômico. Neste momento, uma projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) até a data-base, 1º de maio, foi mencionada, além das perdas acumuladas pelos jornalistas desde 2020. "O índice pode caminhar e chegar até os 5%, se a questão inflacionária continuar a aumentar, enquanto as perdas de reajustes abaixo da inflação já somam 10,41%", afirma Ricardo Andretto Fonseca. "Jornalistas esperam pelo índice total da data-base e, ainda, por alguma reposição nas perdas."

Ainda durante a reunião, os sindicatos mencionaram que há uma Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas, lançada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que prevê alguns pontos que não seriam alvo de discussão para a CCT 2024/2025, caso os patronais aceitem o acordo de negociar somente a questão econômica neste ano. "Aumento de salários e correção de perdas salariais, no entanto, estão previstos na Campanha Salarial Nacional, além de respeito à carga horária e remuneração de horas extras que já estão previstos na CCT atual das e dos jornalistas paranaenses", lembra Gustavo Vidal, diretor do SindijorPR que acompanha as negociações salariais.

Os sindicatos patronais se comprometeram a formalizar um retorno o quanto antes aos jornalistas, em especial ao pedido da manutenção de cláusulas e negociação da questão econômica. A reunião do dia 26 de março seguiu a agenda disponível do SERT-PR e do SINDEJOR.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte PR