12/05/2023

Jornalistas decidirão sobre proposta de reajuste salarial das empresas em assembleias

Reuniões acontecerão por meio de videoconferência, de maneira simultânea, nas bases do SindijorPR e Sindijor Norte PR

Os jornalistas de todo o Paraná se reunirão na segunda-feira, 15 de maio, às 19h30, para avaliar e decidir sobre proposta apresentada pelas empresas de comunicação para reajuste salarial da categoria. Após meses de negociação, as empresas propuseram reajuste com base no acumulado de 12 meses do INPC e renovação de todas as demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

As assembleias simultâneas são convocadas pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR). Os encontros serão realizados por meio de plataforma online, com possibilidade de participação de jornalistas que trabalham em todos os munícipios paranaenses, além de profissionais do estado que eventualmente estejam fora do Paraná ou do país.

A decisão de convocar assembleias foi tomada após a realização de mais uma Mesa de Negociação entre diretores das duas entidades dos jornalistas e representantes das empresas, na última quarta-feira, 10 de maio, e da divulgação do INPC de abril, nesta sexta-feira, 12 de maio, que cumulou 3,83% nos últimos 12 meses, segundo consulta realizada ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Durante as negociações, em abril, as empresas haviam sugerido reajuste de 75% do INPC acumulado em 12 meses. Diante das perdas registradas nas convenções coletivas de 2020, 2021 e 2022, a sugestão foi recusada pelo SindijorPR e Sindijor Norte PR. Agora, os jornalistas irão avaliar e decidir sobre a proposta, formalizada em Mesa de Negociação e que considera o valor integral do INPC.

O SindijorPR e o Sindijor Norte PR fazem um apelo para que todas as jornalistas e todos os jornalistas do Paraná participem do debate na próxima segunda-feira, 15 de maio. A assembleia será via Google Meet e o link será divulgado com, no mínimo, meia hora de antecedência.

JORNALISTA, NÃO DEIXE QUE OUTROS DECIDAM SOBRE SEU SALÁRIO. DECIDA POR VOCÊ!

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte PR