30/09/2022

Jornalistas paranaenses negam diferenciação da categoria e reajuste ínfimo em assembleias

Sindicatos patronais seriam comunicados sobre a decisão da categoria ainda nesta sexta-feira. Trabalhadores lutam pela reposição integral da inflação

Mais de 100 jornalistas que participaram das assembleias permanentes realizadas pelo SindijorPR e Sindijor Norte PR, na noite de quinta-feira (29/09), deram um não praticamente unânime à última proposta patronal para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023. A proposição dos empresários em Mesa de Negociação presencial realizada nesta semana previa 6% de reajuste salarial em duas parcelas, além de insistir na diferenciação da categoria ao criar um degrau no piso. Em votação, nenhum dos jornalistas foi favorável e houve apenas uma abstenção. Os trabalhadores estão em campanha salarial desde março e lutam, no mínimo, pela reposição da inflação incidente na data-base, que é de 12,47%.

Ainda durante as assembleias, os profissionais enfatizaram a situação de penúria que está sendo imposta sobre a categoria, que já acumula 5,3% de perdas nas Convenções Coletivas de Trabalho dos últimos dois anos - no total, as perdas somam 17,77% até 30 de abril de 2022. Entre os aspectos listados pelos profissionais estão os vultosos investimentos que vêm sendo realizados por empresas de comunicação do Paraná, além dos lucros publicizados, que destoam do que os patrões defendem na Mesa de Negociação.

Os profissionais abordaram ainda o adoecimento da categoria e as dificuldades em se trabalhar em um dos países com mais ataques a jornalistas no mundo, o que aumenta a insegurança para o exercício da atividade. Além disso, a proposta de reajustar o piso em somente 4,5% para as novas contratações (percentual esse menor que o dos demais salários) vem sendo compreendida pelos trabalhadores como uma profunda manifestação de descaso e política de desvalorização da mão de obra responsável por garantir as empresas o produto jornalístico – que gera seus dividendos e lucros.

Diante da impossibilidade de aceitar a diferenciação da categoria e a imposição de mais perdas, chancelada pelo não uníssono dos trabalhadores nas assembleias, o SindijorPR e o Sindijor Norte PR encaminharam um comunicado sobre a decisão para os sindicatos patronais ainda nesta sexta-feira (30/09). As entidades que representam jornalistas profissionais no Paraná solicitaram resposta em um prazo de cinco dias, reiterando a disposição em manter as negociações para a renovação da CCT.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte