esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

28/11/2014

Saúde do jornalista: um assunto sempre em pauta

Saúde do jornalista: um assunto sempre em pauta

Dentre os problemas de saúde mais comuns entre jornalistas estão os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), problemas psicológicos decorrentes de estresse, úlcera estomacal. Estas são doenças que, em geral, se desenvolvem entre os profissionais devido ao alto ritmo de trabalho, ambiente sob estresse e falta de prevenção como má alimentação e ausência de atividades físicas.


Com o objetivo de reduzir as doenças de trabalho entre os jornalistas paranaenses, o SindijorPR quer alertar para algumas ações do cotidiano que podem melhorar a qualidade de vida dos profissionais. Por isso, cartazes e flyers estão sendo levados nas redações para lembrar a todos sobre o problema.


Respeito às 5 horas


Uma das principais maneiras de evitar doenças do trabalho é garantir o respeito à jornada de 5 horas por dia. A jornada diferenciada permite que o profissional dedique uma parte maior do seu tempo para a “descompressão”. Seja com mais horas de sono, com mais tempo para alimentação ou para o lazer e convívio familiar.


Intervalo intrajornada


Além disso, é importante que todos façam ao menos 15 minutos de intervalo durante o expediente, já garantido por lei. Este é um tempo que pode ser dedicado para uma alimentação leve e para alongamentos. Para aqueles que atuarem acima de 6 horas, é direito o intervalo de 1 hora para refeição.


Lembre-se: para fazer bom jornalismo o jornalista precisa ter qualidade de vida.


Principais causadores de doenças:


Dort: ergonomia de mobiliário, peso de equipamentos, teclados.


Estresse: carga e ritmo de trabalho intenso, decorrente de horas extras, alto grau de responsabilidade, causa problemas psicológicos.


Úlcera: alimentação desregulada, baixa qualidade de alimentos, nervosismo, café em excesso, álcool e cigarro.


Problemas cardíacos: decorrente dos demais, aliado a hipertensão e obesidade.


Como evitar:


Dort: postura ereta ao sentar, pés apoiados, cadeira com braços e encosto, peso de equipamentos abaixo de R$ 2,5 kg, realizar alongamento.


Estresse: realizar exercícios físicos e pausas na intrajornada, dormir bem, reduzir carga de trabalho e intensidade das atividades.


Úlcera: alimentação balanceada com frutas e verduras, evitar café em excesso, álcool e conservantes.


Observação: destacar a importância do intervalo e da jornada especial.

Autor:SindijorPR Fonte:SindijorPR
Gralha Confere TRE