01/03/2024

Jornalistas do Paraná aprovam pautas para Campanha Salarial

Crédito: Silvane Maltaca

Jornalistas de todo o Paraná participaram de assembleiasrealizadas na quinta-feira (29/02) pelo SindijorPR e Sindijor Norte PR. As atividades, híbrida na base ligada à Curitiba e online no Norte, foram convocadas para aprovação da pauta de reivindicações que irá embasar a negociação coletiva para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025. A data-base da categoria é dia 1º de maio.

A pauta aprovada pelos jornalistas baseia-se em pelo menos dois pontos prioritários:

- Índice de reajuste salarial entre 13% e 15%, já contemplando os 10,41% de perdas acumuladas desde 2020;

- Preservação dos direitos assegurados na CCT 2024/2025, preservando textos.

O valor da perda da massa salarial que as e os jornalistas tiveram com reajustes abaixo da inflação, entre 1º de maio de 2020 a abril de 2023, já passa de R$ 19 mil de acordo com um levantamento realizado a pedido dos Sindicatos pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Paraná (DIEESE-PR). Desde os fechamentos das últimas CCTs, a categoria não tem esquecido dos índices que ficaram para trás por imposição dos empresários e pede por reposição.

Sobre a preservação do texto atual da CCT, há a preocupação da categoria em evitar ataques à conquistas de anos de luta dos jornalistas. No entanto, durante uma das assembleias no Paraná, trabalhadores pediram que houvesse uma tentativa de sensibilizar os patronais para a necessidade de adoção de protocolos de resposta e ação em caso de violência contra jornalistas em cada empresa, bem como, para a necessidade de remunerar as atividades que vêm sendo desenvolvidas de forma cumulativa, tendo em vista a adoção de novos dispositivos dentro das rotinas de produção jornalísticas.

Outro apelo da categoria foi para que os Sindicatos reivindiquem junto aos patronais a inclusão na CCT de uma cláusula que preveja o cumprimento de medidas práticas de enfrentamento ao assédio em respeito a legislação que já é obrigatória para as empresas que possuem Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Trata-se do "protocolo não é não", Lei 14.457 de 2022, que entre outras coisas determina que as empresas contem com canais de denúncia internos e com garantia de anonimato, além de prever a obrigação de que trabalhadoras e trabalhadores recebam informações essenciais sobre essas questões. A reivindicação contempla, inclusive, um dos princípios da Campanha Salarial Nacional Unificada organizada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Ainda durante assembleias, jornalistas do SindijorPR e do Sindijor Norte PR votaram e aprovaram a transformação das assembleias gerais extraordinárias, conduzidas em cada uma das respectivas bases sindicais, em assembleias gerais extraordinárias permanentes para discussões da CCT 2024/2025.

A partir de agora, as direções de Curitiba e do Norte do Paraná devem se reunir e consolidar uma pauta única de reivindicações a ser levada para a mesa de negociação coletiva com os empresários da comunicação.

***Nota de Edição: texto atualizado às 19h05 do dia 01/03/2024 para acrescentar informações.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte PR