08/02/2024

Jornalistas do Paraná já perderam mais de R$ 19 mil com reajustes abaixo da inflação

Arte: Ricardo Andretto/Sindijor Norte PR

Absurda. É a única palavra que descreve o valor da perda de massa salarial que os e as jornalistas do Paraná tiveram nos últimos anos. Tudo isso por imposição de reajustes abaixo da inflação indicada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) por parte dos empresários donos da mídia. Entre a data-base da Categoria de 1º de maio de 2020 a abril de 2023 foram 4,59 salários perdidos, R$ 19.432,22 já considerando o piso salarial atual. Desta perda, 3,75 salários ocorreram em virtude do reajuste ter sido abaixo da inflação (R$ 15.876,00) e 0,84 salário em virtude do não cumprimento da data-base, reajuste não pago a partir de maio de cada ano (R$ 3.556,22).

Sim, caro jornalista, este é um dinheiro que poderia estar no seu bolso, mas ficou com o seu empregador. O cálculo das perdas, que considera o valor financeiro que os patrões "comeram" ao reajustar salários abaixo da inflação, foi realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Paraná (DIEESE-PR) a pedido dos representantes dos jornalistas, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR).

Esses DEZENOVE MIL REAIS consideram os valores que os jornalistas deixaram de receber quando os empresários do Paraná arrastaram a negociação salarial na negociação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), de maio de 2020 a maio de 2023, e não pagaram retroativos. Ainda segundo o DIEESE-PR, em valor percentual, o acumulado das perdas no salário dos jornalistas no período é de 10,41%. Ao longo de 12 meses, e considerando o 13º salário e FGTS, os e as trabalhadoras deixam de receber quase 1 salário e meio, um total de R$ 6.346,32. No ano passado, o Sindijor Norte PR e o SindijorPR voltaram a pedir pela reposição deste valor inflacionário, com base no INPC, mas não houve acordo.

Nova discussão de CCT

A data-base dos jornalistas paranaenses, em 1º de maio, está se aproximando e os Sindicatos que representam os jornalistas profissionais vão convocar plenárias nos próximos dias, em suas respectivas bases, para discutir os rumos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025.

No ano passado, um acordo com os empresários da comunicação, com anuência dos jornalistas, permitiu que as conversas girassem somente em torno do reajuste salarial, deixando de lado ataques a direitos já estabelecidos em outras CCTs, uma prática patronal frequente em negociações anteriores. Também para o período da CCT 2023/2024, os patrões se restringiram ao mínimo, com correção salarial somente com base no índice total do INPC. As trabalhadoras e trabalhadores aprovaram o valor, mas pediram que os Sindicatos continuassem a negociar as perdas desde 2020.

O Sindijor Norte PR e o SindijorPR mantêm o compromisso de transparência não só com a categoria, mas com a sociedade paranaense e vão continuar lutando pelos direitos das e dos jornalistas e por um salário mais digno.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte PR