26/09/2022

Jornalistas e empresários da Comunicação vão se reunir em Curitiba pela CCT

Desde o encerramento da negociação de 2019, esse é o primeiro encontro presencial entre trabalhadores e patrões

Jornalistas paranaenses têm uma nova Mesa de Negociação com os representantes dos sindicatos patronais agendada para terça-feira (27/09), na sede da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP-PR), em Curitiba. O encontro presencial - o primeiro neste formato desde a declaração da pandemia de Covid-19 - visa avançar na renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023. A expectativa dos profissionais de todo o Estado é de obter pelo menos o reajuste da inflação incidente na data-base (12,47%), frente às perdas que somam 17,7% nos últimos dois anos.

A última proposta "oficial" dos sindicatos patronais foi encaminhada ao SindijorPR e ao Sindijor Norte PR no dia 23 de agosto. No documento, os empresários da Comunicação negaram o reajuste de 17,7%, alegando falta de viabilidade financeira; propuseram reajuste de 5,5%, com aplicação de 4% no fechamento da CCT e 1,5% em janeiro de 2023; reivindicaram rebaixamento do piso para as novas contratações (reajustados somente em 4%, sem aplicação do 1,5%); se comprometeram a retirar propostas do fim do anuênio e o rebaixamento de horas extras da Mesa; voltaram a insistir em uma nova redação para a cláusula do exercício profissional e em práticas de ingerência sobre a atividade sindical.

Este será o primeiro encontro presencial entre trabalhadores e patrões desde o encerramento da negociação da CCT em 2019. O SindijorPR e Sindijor Norte PR esperam sair de Curitiba com uma proposta digna de ser apresentada aos jornalistas. As entidades solicitaram que os presidentes do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná (SINDEJOR), José Nicolás Mejia, e Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR), Cezar Telles, estivessem no encontro.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte