esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

14/03/2024

Jornalismo UEPG realiza 5º ciclo Descomemorar Golpes

Jornalismo UEPG realiza 5º ciclo Descomemorar Golpes
Crédito: William Clarindo/Lente Quente

O curso de graduação e o Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciam na próxima semana evento para debater a democracia e os direitos humanos. A quinta edição do Ciclo Descomemorar Golpes acontece de 18 a 22 de março, no Campus Central, sob o tema ’60 anos do Golpe Militar de março de 64; 40 anos da Campanha Diretas Já de 1984; e 20 anos do Movimento 2 de Março na UEPG’.


O evento inicia às 08h de segunda-feira (18), no Grande Auditório, com Aluízio e Alexandre Palmar sobre memórias da resistência à ditadura no Paraná. Logo em seguida, às 10h, os professores Felipe Pontes (UEPG) e Luciano D’Miguel (Unila) falam sobre ‘Duas décadas do Movimento 2 de Março de 2004’. Às 16h, terá mostra do documentário ‘Calabouço, um tiro no coração do Brasil’, no Laboratório de Telejornalismo, coordenado pelo projeto Cultura Plural.


Na terça-feira (19), às 19h, no miniauditório de humanas, haverá a palestra ‘Ditadura militar no Brasil (1964-1985): a luta dos trabalhadores e a defesa da democracia’, com Alessandro de Melo (UEPG) e Regis Costa (UFFS). No dia seguinte (20), às 13h30, no Laboratório de Telejornal, terá uma conversa sobre ‘Campanha Diretas Já em Ponta Grossa e no Paraná’, com participantes do movimento de 1984. Às 19h, no Grande Auditório, terá o painel ‘Responsabilidade penal dos golpistas em 8/01/2023’, com Thaís Machinski (OAB-PG), Pedro Miranda (UEPG) e Volney Campos (Sinduepg).


Na quinta-feira (21), as atividades iniciam às 18h, com lançamentos editoriais da Editora Lambrequim & Parceiros, seguida da aula inaugural ‘Refletir é Descomemorar Golpes’, com Luís Felipe Miguel (UnB), às 19h, no Grande Auditório. O evento encerra na sexta-feira (22), com Mostra de Documentário de Resistência Vida de Inseto, na sede da Ocupação Ericson John Duarte, coordenado pelo Projeto Alô, Mulheres. Às 18h, hall do Bloco D do Campus Central, haverá o lançamento da exposição ’20 anos Movimento 2 de Março de 2004?, pelos projetos Lente Quente, Agência de Jornalismo e Sinduepg-Andes.

Autor:Jéssica Natal Fonte:Universidade Estadual de Ponta Grossa
Gralha Confere TRE