13/09/2023

Comitê de Luta pela PEC do diploma inicia campanha em Ponta Grossa

Gabriela Denkwiski/ DeJor UEPG

A partir dessa semana, com apoio técnico da Faculdade UniSecal, grupo inicia veiculação de mensagens de apoio à PEC 206/2012

O Comitê de Luta pela PEC do Diploma de Jornalista em Ponta Grossa inicia nessa semana uma campanha nas redes sociais, veiculando mensagens de apoio à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2012, que busca restituir o diploma de jornalista para o exercício da profissão no Brasil. O material, que começou a ser captado no ato de instalação do Comitê no dia 30/08, na Câmara Municipal de Ponta Grossa, foi gravado e editado pela equipe técnica da faculdade UniSecal, sob a coordenação do professor e jornalista Helton Costa.

A intenção do Comitê, que recebe apoio do SindijorPR, é fazer com que as mensagens circulem entre a sociedade, chamando a atenção para a necessidade de aprovação da PEC 206/2012. Desde 2015 a matéria está pronta para ser votada no Plenário da Câmara Federal e neste ano, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vem reorganizando e ampliando a luta nacional pela restituição do diploma e necessária reparação do erro histórico cometido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009.

O diretor de Formação do Sindijor, Jeferson de Souza, enfatiza que o Jornalismo é um dos principais pilares da democracia. “A sociedade brasileira ideal é uma sociedade democrática e a democracia tem como um de seus pilares principais o jornalismo. Jornalismo feito com ética, jornalismo livre e feito por profissionais”, manifesta.

O Comitê de Luta pela PEC do Diploma de Jornalista em Ponta Grossa reúne, além do SindijorPR, a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), o curso e mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Faculdade UniSecal, a TVE UEPG, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserv), co-vereadores do mandato coletivo do PSOL e membros do Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio (UEPG).

Campanha colaborativa

Quem tiver interesse em apoiar as ações do Comitê, individualmente ou por meio de entidades, pode procurar os integrantes para assinar o termo de apoio. Vídeos de apoio à aprovação da PEC do Diploma (na horizontal) também poderão ser gravados e encaminhados ao Comitê para inclusão na campanha.

Autor:SindijorPR