24/08/2023

Ponta Grossa terá Comitê de Luta pela PEC do Diploma de jornalista

Na próxima quarta-feira (30/08) será oficializada a instalação do Comitê de Luta pela PEC do Diploma de Jornalista, para fortalecer o apoio à aprovação da exigência do diploma de Jornalismo para o exercício profissional. O lançamento ocorrerá na Câmara Municipal de Ponta Grossa a partir das 19 horas e contará com a presença de representantes de organizações, entidades e coletivos que defendem a necessidade do diploma de ensino superior em Jornalismo.

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 206/2012 que visa regulamentar a exigência da graduação em jornalismo como forma de exercer a profissão de jornalista. Desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009, qualquer pessoa pode obter o registro para trabalhar como jornalista, sem nenhum tipo de critério. Quem busca essa forma de acesso à profissão não precisa sequer comprovar a conclusão do Ensino Médio.

Segundo Aline Rios, diretora de Defesa Corporativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), o objetivo do Comitê é organizar ações na cidade e região, junto à comunidade, em defesa da regulamentação da profissão. “A sociedade precisa de jornalismo de qualidade e nada mais justo que o profissional tenha formação específica. É o mínimo para que as pessoas possam ter segurança e confiança nas informações recebidas, pois se trata de uma profissão que envolve e exige muita responsabilidade”, considera.

O evento contará com a presença de representantes do Departamento de Jornalismo da UEPG, do Curso de Jornalismo da UniSecal, do Centro Acadêmico João do Rio (UEPG), Sindicato dos Docentes da UEPG e políticos da região, além do SindijorPR, mas é aberto à toda a comunidade.

Luta organizada

A criação de comitês municipais e estaduais de Luta pela PEC do Diploma atende à orientação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que lidera a campanha nacional pela aprovação da PEC 206/2012, integrando as ações envolvendo os 31 sindicatos de jornalistas existentes no Brasil. Dentro dessas atividades, em maio desse ano aconteceu o primeiro #OcupaBrasília, quando jornalistas do Brasil todo estiveram na capital federal para sensibilizar os representantes políticos para a importância da aprovação da PEC.

A luta pelo diploma em jornalismo visa à defesa da sociedade.