16/03/2023

Sindicatos de jornalistas repudiam ameaças a Aluízio Palmar

Arte: Ricardo Andretto/Sindijor Norte PR

Editor do site Documentos Revelados foi atacado por meio de mensagens no espaço do leitor

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam as ameaças direcionadas ao editor do site Documentos Revelados, ex-preso político, combatente da ditadura militar no Brasil e presidente do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, Aluízio Palmar. Os ataques foram realizados na segunda-feira, 13 de março, por meio de um espaço destinado a comentários de uma matéria “Tipos de tortura usados durante a ditadura militar” e foram assinados por uma pessoa que se identificou como André Matias Miguel.

Nas ameaças, o autor chega a mencionar que as torturas “deveriam continuar e serem mais fortes”, além de também atacar a ex-presidente da República, Dilma Rousseff. Especificamente em relação a Palmar, Miguel escreve que o editor deveria encontrá-lo pessoalmente e que “desejaria a morte” quando isso acontecesse.

Palmar possui um acervo com mais de 80 mil documentos sobre a ditadura militar e a resistência ao regime, em um importante esforço para a preservação da memória das vítimas desse período da história brasileira. Ele também é autor do livro “Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?”, lançado em 2019.

Os Sindicatos que representam os jornalistas paranaenses se solidarizam a Palmar, enfatizando a relevância e importância do trabalho por ele desenvolvido para a sociedade brasileira. O SindijorPR, o Sindijor Norte PR e a FENAJ cobram ainda atitudes das autoridades para que as ameaças direcionadas a Palmar não sigam impunes e, ainda, quanto à preservação de sua integridade.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte