20/02/2024

Traiano tenta intimidar jornalista na Assembleia Legislativa

Imagem: Reprodução/ Camila de Pauli

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e a Federação Nacional dos Jornalistas repudiam a tentativa de intimidação do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, à atuação da jornalista Camila de Pauli, assessora de imprensa do mandato do deputado estadual Renato Freitas.

Camila filmava a entrada do parlamentar na área da coletiva de imprensa quando foi abordada por Traiano: “Não esqueça que você é funcionária. Está cometendo um erro”. A ameaça à profissional é inaceitável, já que parte de um representante eleito para o cargo público.

Coagir uma profissional da imprensa, na busca de proibir de realizar sua função básica de registrar e documentar eventos de interesse público, não é comportamento adequado para o presidente de um dos três poderes do Estado.

A liberdade de imprensa é um pilar essencial para a democracia, e qualquer tentativa de restringi-la deve ser repudiada. O SindijorPR e a Fenaj reforçam o compromisso com a defesa dos direitos dos profissionais da imprensa e exigem respeito ao direito do livre exercício profissional da jornalista Camila de Pauli.

Autor:SindijorPR