13/09/2022

FENAJ divulga Guia de Proteção a Jornalistas na Cobertura Eleitoral

Material lista uma série de medidas a serem adotadas pelos profissionais na prevenção e no enfrentamento a situações de violência

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está disponibilizando aos Sindicatos filiados o Guia de Proteção a Jornalistas na Cobertura Eleitoral, publicação digital com orientações básicas de segurança para profissionais da mídia na cobertura das eleições deste ano. A iniciativa é importante tendo em vista os altos índices de ataques contra profissionais de imprensa documentados pela própria Federação: foram 428 em 2020 e 430 no ano passado. Somente no Paraná, para se ter ideia, desde 2017 já foram registrados mais de 70 casos de violência contra jornalistas, sendo cerca de 50% relacionados à cobertura política.

Adaptado pela Secretaria de Saúde e Segurança da FENAJ, a partir da publicação do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, o guia lista várias medidas de proteção para jornalistas que vão desde a preparação da pauta, uso de equipamentos de segurança até a prevenção e resposta a ataques virtuais, entre outras questões.

Ainda sobre as orientações aos jornalistas que sofrem ataques, o guia destaca a importância de registrar oficialmente as situações: “O Boletim de Ocorrência é fundamental para responsabilizar os autores, documentar a agressão e dar mais elementos garantia do direito ao trabalho dos profissionais de imprensa”, ilustra.

Carta-compromisso

Além da divulgação do guia, a FENAJ e outras organizações em defesa da liberdade de imprensa encaminharam recentemente aos presidenciáveis uma carta-compromisso para o período eleitoral. O documento contém diversas medidas para proteger a atividade jornalística e seus/suas profissionais. Esse é mais um instrumento utilizado pela Federação em um esforço para tentar coibir as tentativas de intimidação.

Autor:SindijorPR Fonte:Federação Nacional dos Jornalistas