28/10/2022

FENAJ e SindijorPR orientam jornalistas sobre segurança no segundo turno

Sindicato poderá ser acionado em caso de ameaça e/ou violência contra profissionais no Paraná

Na reta final das eleições de 2022 e diante dos recentes episódios envolvendo apoiadores do atual governo e os trabalhadores da mídia se faz necessária a adoção de ações preventivas para garantir o exercício seguro do Jornalismo nos próximos dias, sobretudo no domingo de votação (30/10). Neste sentido, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está orientando, mais uma vez, que os Sindicatos de Jornalistas atuem em sistema de plantão para atender as/os profissionais que venham a sofrer algum tipo de violência ou cerceamento ao exercício profissional.

Cabe destacar que, no primeiro turno, em função da atuação firme dos Sindicatos, a FENAJ registrou apenas um caso de violência contra profissionais do jornalismo, no interior de São Paulo. No Paraná, houve um acionamento na região Norte, mas a situação não se configurou como ataque a jornalista. Vale ressaltar que desde o início do ano o SindijorPR manteve diálogo com instituições, incluindo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitando medidas de proteção aos jornalistas do Estado durante as eleições.

Ainda no que se refere à segurança jornalística, o Sindicato oficiou as empresas de comunicação do Estado para que adotassem medidas para proteção da integridade dos profissionais envolvidos na cobertura eleitoral. Entre outras orientações, qualquer ato cometido contra profissionais do jornalismo deverá ser registrado junto às autoridades competentes.

De acordo com a FENAJ, o ideal é que as empresas enviem equipes completas aos locais de votação e aos de concentração de eleitores (comitês, sedes dos partidos, locais de comemoração pública), além de disponibilizar assessoria jurídica para as equipes em campo e a imediata autorização para que as/os jornalistas, em situação de perigo, se retirem da pauta.

Jornalistas que venham a sofrer algum tipo de ameaça prévia e/ou de violência relacionada à cobertura eleitoral podem acionar o SindijorPR por meio dos canais da entidade nas redes sociais e/ou por meio do e-mail sindijor@sindijorpr.org.br.

Sugestão de materiais sobre segurança jornalística:

Guia de Proteção a Jornalistas na Cobertura Eleitoral (FENAJ)

Kit de orientações de segurança para cobertura em eleições (CPJ)

Kit de orientações sobre segurança digital (CPJ)

Orientações sobre proteção contra o assédio online (CPJ)

Kit sobre segurança física durante a cobertura de manifestações e distúrbios (CPJ)

Autor:SindijorPR e FENAJ