29/06/2023

Participe da pesquisa a respeito de violências sofridas por jornalistas no Paraná

Criação: Ricardo Andretto/Sindijor Norte PR

O formulário seguirá aberto até o dia 10 de julho de 2023. Respostas serão usadas para embasar futuras ações dos Sindicatos

Os sindicatos que representam jornalistas profissionais no Paraná, Sindijor Norte PR e SindijorPR, lançaram uma pesquisa que pretende levantar dados a respeito de violências sofridas por jornalistas de todo o Estado ao longo de suas carreiras. Os dados serão analisados coletivamente e servirão para subsidiar ações destes sindicatos em conjunto com organizações nacionais de defesa da categoria, como a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), e até mesmo em entidades de articulação em defesa da liberdade e segurança, como a Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores, ligada ao instituto Vladimir Herzog.

Em algumas questões, a identificação na pesquisa é opcional para evitar qualquer tipo de constrangimento por qualquer pessoa que, talvez, já possa ter vivenciado ou vivencie uma situação de violência, presente em assédios - moral ou sexual - ou outros tipos, inclusive física. A ideia é ter uma noção de quem pratica e, ainda, se os casos têm sido denunciados.

Participe da "Pesquisa: Violência contra jornalistas no exercício da profissão". O formulário da pesquisa segue aberto até o dia 10 de julho de 2023. Os sindicatos usarão os dados para embasar ações na luta por melhores condições de trabalho para as e os jornalistas.

Participe, jornalista! Você já sofreu algum tipo de violência no exercício da profissão?

Autor:Sindijor Norte PR e SindijorPR