esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

20/03/2023

Proposta que cria Semana sobre Liberdade de Imprensa avança na Assembleia Legislativa

Proposta que cria Semana sobre Liberdade de Imprensa avança na Assembleia Legislativa
Projeto passará por mais duas votações no Plenário/ Foto: Alep

Projeto de Lei de autoria da deputada Luciana Rafagnin (PT) retorna ao Plenário para apreciação do mérito e aprovação da redação final antes de ser enviado para sanção


O projeto de lei que institui a Semana de Conscientização sobre a Importância da Liberdade de Imprensa para a Democracia no Paraná, de autoria da parlamentar Luciana Rafagnin (PT), foi aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (20/03). O PL 133/2022 foi apresentado ainda no ano passado, quando dirigentes do SindijorPR estiveram no Legislativo estadual para pedir o apoio dos parlamentares no enfrentamento à violência contra jornalistas. Desde 2017 o estado já registrou mais de 80 ataques a profissionais no exercício da atividade.


Pelo texto da proposição, a Semana de Conscientização sobre a Importância da Liberdade de Imprensa para a Democracia deverá contar com atividades alusivas sempre na primeira semana de abril, para coincidir com o Dia do Jornalista, lembrado no dia 07.


O PL atribui ao poder público estadual obrigações como a realização de campanhas de informação e conscientização sobre a importância da liberdade de imprensa; a promoção de atividades para debater o tema; além do compromisso de combater efetivamente as formas de violência cometidas contra profissionais do Jornalismo, a exemplo da detenção do jornalista Pedro Carrano em janeiro deste ano. Outra medida listada na matéria sugere que o poder público inclua nos concursos públicos conteúdos relacionados ao direito à informação e à liberdade de expressão.


A proposta, que recebeu pareceres favoráveis nas Comissões de Constituição e Justiça e de Obras Públicas, Transporte e Comunicação, voltará ao Plenário da Alep para a segunda votação, que avalia o mérito, e aprovação da redação final. Depois disso, o governador Carlos Massa Ratinho Jr. terá 15 dias para sancionar a lei.


Reforço na luta


A criação da Semana de Conscientização sobre a Importância da Liberdade de Imprensa para a Democracia no Paraná reforça a luta das entidades sindicais na defesa dos direitos dos jornalistas e das jornalistas. Em janeiro deste ano, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, para monitorar casos de ataques à categoria. O anúncio feito após reunião do ministro Flávio Dino com representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Autor:SindijorPR
Gralha Confere TRE