esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

02/02/2024

Sindijor reivindica correção do Edital 02/2024 da Alep para adequação da carga horária de jornalista

Sindijor reivindica correção do Edital 02/2024 da Alep para adequação da carga horária de jornalista
Crédito: Assembleia Legislativa do Paraná

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) formalizou junto à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um pedido de correção no edital nº 02/2024 que prevê três vagas para jornalistas. A solicitação visa adequar a carga horária legal de trabalho para jornalistas, estabelecida em 5 horas diárias e 25 horas semanais, com jornada de segunda a sexta-feira.

A jornada especial, conforme previsto na legislação que regulamenta a profissão de jornalista (art. 303 da CLT; artigo 9º do Decreto-lei no 972/69, repetido pelo artigo 15 do Decreto no 83.284/79), é crucial para garantir condições laborais condizentes com as normativas vigentes.

A diretora executiva do SindijorPR, Silvia Valim, explica que a ação vai de encontro com “a importância de assegurar o cumprimento dessas diretrizes, promovendo não apenas o respeito aos direitos dos profissionais da área, mas também a conformidade do edital com a legislação específica que rege a profissão jornalística”.

A entidade espera a compreensão e colaboração da Alep na revisão do edital para garantir a justa aplicação das normas trabalhistas aos jornalistas no Paraná.
Gralha Confere TRE