29/05/2023

Diretora executiva do Sindijor destaca lutas de jornalistas na Assembleia Legislativa

Fotos: Orlando Kissner/Alep

Convite para fazer uso da palavra durante o Grande Expediente partiu da deputada Ana Júlia (PT)

Dirigentes do SindijorPR participaram da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (29/05) a convite da deputada Ana Júlia (PT). Durante o uso da tribuna da Casa, no Grande Expediente, a diretora executiva do Sindicato, Silvia Valim, destacou as lutas da categoria e enfatizou especialmente a campanha nacional pela PEC do Diploma. Silvia foi acompanhada pelo diretor-presidente do Sindijor e vice-presidente da FENAJ, Célio Martins, e pelas diretoras de Ação para a Cidadania, Thea Tavares, e de Comunicação, Silvane Maltaca.

Antes de Silvia subir à Tribuna, a deputada Ana Júlia enfatizou o trabalho desenvolvido pelos Sindicatos de Jornalistas em atividade no Estado, SindijorPR e Sindijor Norte PR, e pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) não só em defesa da categoria, mas também em prol da democracia.

Ao usar a palavra, a deputada lamentou as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Jornalismo. “A violência contra os jornalistas faz parte de um processo muito maior de ataque à democracia, pautada pela precarização da profissão, da difusão de notícias falsas, e do lobby por parte das Big Tech’s e do discurso de ódio. Atentar contra o exercício profissional dos jornalistas é atacar frontalmente a democracia”, enfatiza a mais jovem parlamentar da Casa.

Além de também abordar a questão da violência contra os jornalistas, Silvia destacou os esforços atuais, pelo trabalho digno, seguro e decente para a categoria. “Entre as batalhas mais urgentes está a necessidade de realizar uma reparação histórica e aprovar a Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, que restabelece o diploma de graduação em Jornalismo como critério único e impessoal de acesso à profissão de jornalista”, expôs a jornalista que também representa o Paraná na Comissão Nacional de Mulheres da FENAJ.

A diretora executiva do SindijorPR frisou ainda a necessidade de corrigir a falha cometida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que além de afetar a categoria, também prejudica a sociedade. “Desde a decisão de 2009, se estimulou o desmonte da profissão, o aumento da atuação de disseminadores de fake news, fraudes na contratação de trabalhadores do jornalismo, descontrole nos registros profissionais, redução salarial, entre outras afrontas a uma classe que exerce uma atividade que constitui um dos pilares da democracia no país”, lembrou.

Autor:SindijorPR