07/10/2022

Prefeitura de Ponta Grossa abre concurso para jornalista, mas desrespeita a legislação

Edital prevê remuneração abaixo do piso da categoria no Estado e jornada acima do que estabelecem as normas que regem a profissão

O SindijorPR irá questionar a Secretaria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Ponta Grossa a respeito dos termos do edital de abertura de concurso público 003/2022 para a contratação de profissionais de diversas áreas, incluindo jornalistas. No documento, publicado nesta sexta-feira (07/10), há previsão de contratação de um profissional de jornalismo e formação de cadastro reserva, com remuneração abaixo do piso e jornada acima da permitida legalmente para a profissão.

De acordo com o edital, que prevê contratação com vínculo celetista e não com incidência de estabilidade, o Município pretende remunerar o/a jornalista com R$ 3.152,40 para uma jornada de seis horas diárias. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos jornalistas paranaenses, em vias de ser atualizada, estabelece que o piso profissional é de R$ 3.810, 69. Além disso, a legislação que regulamenta a profissão assegura a jornada de cinco horas diárias.

Ainda nesta sexta-feira (07/10), o Sindijor recebeu dezenas de questionamentos a respeito do edital. Nesta segunda-feira (10/10), um ofício a respeito dessa situação foi protocolado na Prefeitura de Ponta Grossa.

*Texto editado em 10/10/2022, às 14h17, para atualização de informações.

Autor:SindijorPR