03/04/2023

Presidente do SindijorPR enfatiza importância de Semana de Conscientização em visita à Alep

SindijorPR pede que sanção aconteça até o Dia do Jornalista. Crédito: Orlando Kissner/Alep

Célio Martins, que também é vice-presidente da FENAJ, esteve na Assembleia Legislativa do Paraná para acompanhar a votação de projeto de interesse da categoria

O presidente do SindijorPR e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Célio Martins, esteve na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (03/04) para acompanhar a tramitação do projeto de lei que institui a Semana de Conscientização sobre a Importância da Liberdade de Imprensa para a Democracia no Paraná. A matéria, de autoria da parlamentar Luciana Rafagnin (PT), sofreu uma emenda pontual e teve o mérito aprovado por unanimidade. O texto volta ao Plenário nesta quarta-feira (04/04) para definição da redação final e em seguida terá 15 dias para ser sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Jr.

Durante a sessão, o presidente do SindijorPR conversou com parlamentares sobre a importância da proposta, solicitando apoio para que a sanção aconteça até o Dia do Jornalista, em 07 de abril. Na avaliação de Célio, todas as medidas que busquem favorecer a educação midiática, bem como, estreitar os laços entre jornalistas e sociedade são essenciais à democracia. “As pessoas precisam de informações credíveis e apuradas com responsabilidade para exercer sua cidadania e garantir o acesso fundamental ao direito à informação. Neste sentido, jornalismo e democracia se amparam mutuamente e é importante que as cidadãs e cidadãos tenham essa consciência”, avalia.

Autora do projeto, a deputada Luciana Rafagnin (PT) conta que propôs a matéria em 2022, quando dirigentes do SindijorPR estiveram na Casa, tendo em vista inúmeras reclamações de violências e ameaças que os jornalistas têm sofrido no exercício da atividade. “A aprovação da proposta é importante para conscientizar as pessoas da importância do papel da imprensa na nossa democracia, algo que beneficia a todos nós”, enfatiza, observando que é preciso zelar pela informação confiável e que atenda o interesse público, para que a população possa livremente tomar suas decisões e fazer suas escolhas.

Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), a criação da Semana de Conscientização sobre a Importância da Liberdade de Imprensa para a Democracia trata-se de um tema de relevância para a sociedade. “Representa um avanço na valorização da imprensa e no combate às Fake News”, manifestou.

Segundo o texto da proposição, o poder público estadual deverá promover sempre na primeira semana de abril, para coincidir com o Dia do Jornalista, campanhas de informação e conscientização sobre a importância da liberdade de imprensa; atividades para debater o tema; além de assumir o compromisso de combater efetivamente as formas de violência cometidas contra profissionais do Jornalismo.

A criação da Semana de Conscientização sobre a Importância da Liberdade de Imprensa para a Democracia no Paraná é fruto da luta das entidades sindicais na defesa dos direitos dos jornalistas e das jornalistas. Desde 2017, profissionais paranaenses já sofreram mais de 80 ataques no exercício da atividade.

Na foto que ilustra a matéria: Da esquerda para direita, Dr. Antenor (deputado estadual - PT), Enio Verri (presidente da Itaipu), Luciana Rafagnin (deputada estadual - PT), Arilson Chiorato (P deputado estadual - PT), Ademar Traiano (presidente da Alep - PSD), Célio Martins (presidente do SindijorPR e vice-presidente da Fenaj), Zeca Dirceu (líder do PT na Câmara dos Deputados), Professor Lemos (deputado estadual - PT), Hussein Bakri (deputado estadual - PSD) e Maria Victória (deputada estadual - PP).

Autor:SindijorPR