FENAJ prepara novo Ocupa Brasília pela PEC do Diploma

Dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e de Sindicatos de Jornalistas filiados, inclusive do Paraná, estarão na capital federal na próxima semana, de 23 a 25 de abril, para o 3º Ocupa Brasília, em defesa da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012. A matéria restabelece a obrigatoriedade do diploma de nível superior específico em Jornalismo para o exercício habitual e remunerado da profissão no Brasil.

A ideia da FENAJ é marcar o ‘Mês do Jornalista na Câmara dos Deputados’, como forma de dialogar com as lideranças partidárias sobre a necessidade de aprovação da PEC do Diploma, que está pronta para ser votada na Câmara. O 3º Ocupa Brasília tem o apoio da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileia dos Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional) e da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo (SBPJor).

Além do corpo a corpo com deputados na Câmara, a atividade envolve uma série de audiências em ministérios e outros órgãos e associações. Entre as agendas já confirmadas está a audiência com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, na manhã de 25 de abril.

“A FENAJ tem uma pauta que busca recuperar os direitos da categoria com valorização da formação específica, atualização das regras que orientam a profissão, carreira no serviço público e sustentabilidade do Jornalismo”, comenta a presidenta da entidade, Samira de Castro.

A presidenta convoca os jornalistas que residem em Brasília para se juntar ao grupo de dirigentes sindicais. “Aos que não puderem comparecer, conclamamos a fazer parte da mobilização nas redes sociais digitais”, acrescenta.

Autor:FENAJ Fonte:Federação Nacional dos Jornalistas