15/07/2022

SindijorPR integra projeto do STF de combate à desinformação

Ações do programa, que serão coordenadas pela UEPG, buscam envolver a comunidade no fortalecimento da democracia durante as eleições 2022

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF), está trabalhando no desenvolvimento de ações dentro do programa de Combate à Desinformação nas Eleições 2022, apresentado à comunidade nesta quinta-feira (14/07), em Ponta Grossa. Ainda na ocasião, o SindijorPR formalizou a adesão ao projeto que tem o objetivo de envolver a sociedade no enfrentamento aos processos de desinformação.

A secretária de Comunicação do STF, a jornalista Mariana Oliveira, abriu a atividade apresentando uma série de ações e ferramentas, amparadas no jornalismo profissional, que o Supremo tem utilizado para combater a desinformação. “Estamos em um momento em que nós precisamos unir forças para resguardar e proteger as nossas instituições democráticas, independentemente de quem esteja ocupando o poder”, registrou.

Representando o Sindijor, a diretora de Defesa Corporativa Aline Rios expôs que combater a desinformação no Brasil se tornou essencial para resguardar a democracia. “O país vive um cenário muito preocupante, com ataques às instituições que sustentam a democracia e nós, jornalistas, que trabalhamos para produzir informação ética e responsável, ainda temos enfrentado uma escalada de violência e ataques à credibilidade do nosso trabalho, principalmente na cobertura política e durante períodos eleitorais”, expôs.

Ao oficializar o ingresso do Sindijor no projeto, Aline listou ações que podem ser apoiadas pelo Sindicato na região, além de enfatizar o trabalho já desenvolvido pela entidade na defesa do jornalismo ético e profissional. “Combater a desinformação passa pelo necessário reconhecimento do valor da informação qualificada”, pontuou.

Proteção à democracia

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura falou sobre a importância de combater a desinformação para garantir uma “eleição transparente e segura”. O coordenador do programa de combate à desinformação, Sérgio Gadini, declarou que todas as instituições devem trabalhar juntas pelo fortalecimento da democracia.

Autor:SindijorPR