27/04/2022

SindijorPR busca apoio do TRE-PR para enfrentamento à violência contra jornalistas

Diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) estiveram em reunião nesta terça-feira (26) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

No encontro, o diretor-presidente do SindijorPR, Célio Martins, entregou ao presidente do TRE-PR um resumo do panorama de violência enfrentado pelos profissionais da imprensa, com base em relatórios elaborados por organizações como a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). O documento também foi disponibilizado à coordenadora de Comunicação Social do Tribunal, Rubiane Kreuz, que participou da reunião.

O balanço contém relato de atentados, ameaças, agressões físicas e verbais, ataques virtuais, impedimento ao exercício profissional, assédio moral e sexual, entre os outros tipos de violência que aumentaram nos últimos anos e que foram compilados da dissertação de mestrado de Aline de Oliveira Rios, também diretora do SindijorPR, e que recentemente fez uma apresentação destes dados na Assembleia Legislativa do Paraná.

Segundo dados divulgados pela FENAJ, o Paraná é atualmente o quarto Estado no ranking de violência contra jornalistas e o SindijorPR tem buscado reforço para combater os diferentes tipos de violência contra jornalistas.

Na oportunidade, a diretora executiva, Silvia Valim, apresentou sugestões para o fortalecimento da relação entre jornalistas profissionais e o TRE-PR, especialmente tendo em conta as eleições deste ano. “Nossa preocupação maior é com a segurança de jornalistas que muitas vezes são alvos de violências durante a cobertura jornalística. É muito comum casos de agressão à profissionais de imprensa como uma espécie de punição aos veículos de comunicação que estes representam e precisamos preservar, além da integridade destes profissionais, o direito à liberdade de imprensa”, destaca.

O Presidente do TRE-PR e a Coordenadoria de Comunicação Social anteciparam que nos futuros cursos e treinamentos para voluntários durante as eleições e também para policiais militares devem tentar encontrar uma maneira de incluir módulos específicos de atendimento a profissionais de imprensa na tentativa de facilitar as tratativas e identificação de quem participa da cobertura das eleições em todo o Paraná. Neste sentido, foi firmado um compromisso do TRE-PR em apoiar o trabalho dos profissionais jornalistas na cobertura das próximas eleições.

“Ficamos muito felizes em saber que há essa disposição em valorizar e proteger jornalistas do Paraná em um momento em que apresentamos um panorama tão preocupante em relação à segurança dos jornalistas não só no Paraná, mas em todo o país. Esse é um passo importante para conquistarmos mais respeito para jornalistas e nossa instituição”, finaliza o diretor-presidente do SindijorPR.

Da esquerda para à direita, acoordenadora de Comunicação Social do Tribunal, Rubiane Kreuz; o assessor da Presidência, Marden Machado; o secretário da presidência, Dr. Josmar Ambrus; a diretora executiva do SindijorPR, Silvia Valim, o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, o diretor-presidente do SindijorPR, Célio Martins e o diretor-geral do Tribunal, Dr. Valcir Mombach.

Crédito das imagens: Rubiane Kreuz e TRE-PR

Autor:SindijorPR