13/05/2022

Jornalistas da E-Paraná cobram assinatura de acordo coletivo

Documento foi entregue à direção da empresa há 45 dias, mas os profissionais seguem sem qualquer resposta

Os jornalistas da E-Paraná Comunicação (EPR), representados pelo SindijorPR, solicitaram na quinta-feira (12) o encaminhamento urgente da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada em 31 de março deste ano. Após 45 dias desde que o documento foi entregue, ainda não houve manifestação por parte da direção da EPR nem da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, pasta à qual o Serviço Social Autônomo está vinculado.

O SindijorPR ressalta que a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho – destinado à regularização da jornada de trabalho, do banco de horas e de outras demandas trabalhistas dos jornalistas contratados pela empresa – atende acordo firmado durante audiência convocada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em 31 de janeiro de 2022, com representantes da entidade dos jornalistas e do Serviço Social Autônomo EPR.

O SindijorPR e os jornalistas da EPR ressaltam ainda que o ACT proposto permitirá a correção de irregularidades e garantirá o cumprimento dos direitos dos profissionais, além de estabelecer segurança jurídica na relação trabalhista.

A referida proposta de ACT foi elaborada e aprovada em assembleia-geral dos jornalistas da EPR, realizada nos dias 17 de março de 2022 e no dia 21 de março de 2022, cumprindo o encaminhamento acordado durante a audiência no MPT, devidamente registrada em Ata.

O governo do estado tem responsabilidade em assegurar condições dignas de trabalho aos jornalistas, profissionais encarregados de informar, de forma segura e ética, a população do Paraná sobre as ações do Executivo.

Autor:SindijorPR