02/04/2022

SindijorPR entrega proposta de Acordo Coletivo à direção da E-Paraná

Dirigentes do SindijorPR entregam proposta de ACT à direção da E-Paraná. Foto: Miguel Manasses
Em atenção às orientações recebidas durante audiência convocada pelo Ministério Público do Trabalho no final de janeiro, o SindijorPR apresentou à direção da EPR-Comunicação a proposta do primeiro acordo coletivo do Serviço Social Autônomo, responsável pela contratação de jornalistas que atuam na RTVE/PR e demais áreas ligadas ao governo do Estado. A entrega do documento foi realizada na última quinta-feira (31) .
O presidente do SindijorPR, Célio Martins, esteve pessoalmente na sede da EPR, no Canal da Música, para efetivar a entrega junto à direção do Serviço Social Autônomo. Participaram do encontro o diretor administrativo e financeiro da EPR Rafael Chinasso Fernandez Segura, o diretor de produção e conteúdos, Gonçalo Tomazoni dos Santos, a advogada da EPR Marina Shinmi, o assessor da direção da EPR Mario Rafael Venção Sá e os jornalistas e trabalhadores da EPR-Comunicação, Miguel Manasses e Silvane Maltaca, que também integra a diretoria do SindijorPR. A presidente da EPR Comunicação Margot Farias, que assumiu recentemente a condução da entidade no lugar de Clecy Amadori, não esteve presente no encontro.
O presidente do SindijorPR explicou aos diretores da EPR Comunicação que a proposta de ACT foi elaborada e aprovada pelos jornalistas empregados da E-Paraná Comunicação na assembleia geral dos jornalistas realizada nos dias 17 e 21 de março, cumprindo o encaminhamento acordado durante a audiência no MPT.
Martins comentou ainda sobre a flexibilização de alguns termos do documento e da disposição dos trabalhadores em negociar os termos previstos no acordo junto à EPR-Comunicação, conciliando o avanço nas negociações e também assegurando os direitos trabalhistas dos jornalistas que prestam serviço pela EPR-Comunicação. "Percebemos nas assembleias realizadas que os trabalhadores abriram mão de algumas questões para que a negociação possa avançar. Queremos estabelecer um pacto de abertura para diálogo junto à direção da EPR-Comunicação a partir deste momento", declara o presidente do SindijorPR.
Pela proposta aprovada, os jornalistas e as jornalistas pedem que seja respeitada a carga horária de 25 horas estabelecida pelo edital do teste seletivo. Em contrapartida, apontam a possibilidade de eventuais horas extras, com regramento de banco de horas e para situações de viagens, além de pagamentos de adicionais por eventuais horas extras. Os jornalistas também aprovaram a formação de uma comissão de trabalhadores e trabalhadoras para que colabore na formatação de um plano de emprego, carreira e salários, outra demanda antiga dos profissionais.
Visita
O presidente do SindijorPR também aproveitou a oportunidade para visitar a redação da TV Paraná Turismo, onde conversou com colegas jornalistas, e conheceu ainda os estúdios da Rádio Educativa. "São veículos de comunicação públicos fundamentais e precisam da atenção, incentivo e investimento do governo do estado", ressaltou Célio Martins.
Autor:SindijorPR