26/04/2022

Duas chapas disputam eleições da ABI

A escolha da nova diretoria da Associação Brasileira de Imprensa será no dia 29 de abril, de forma totalmente virtual

Duas chapas foram inscritas e vão disputar a eleição para a nova diretoria da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), marcada para a próxima sexta-feira (29/04). A jornalista e escritora Cristina Serra encabeça a chapa “Democracia e Renovação”, com Helena Chagas na vice. O jornalista Octávio Costa é o candidato à presidência da entidade pela chapa “ABI Luta pela Democracia”, com a jornalista Regina Pimenta como vice.

Octávio Costa atua há cerca de 50 anos no jornalismo e, atualmente, integra o Conselho Deliberativo da ABI. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhou nos principais jornais e revistas do país. Iniciou a carreira jornalística em 1972, como repórter de ‘O Globo’. Em seguida atuou na ‘Veja’, ‘Jornal do Brasil’, ‘Exame’, ‘Manchete’ e ‘Forbes’, entre outros veículos e instituições.

Cristina Serra começou sua carreira em Belém, em 1982, no jornal “Resistência”, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e graduou-se pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou no ‘Jornal do Brasil’, revista ‘Veja’ e ‘Rede Globo’. Na televisão, trabalhou no Rio de Janeiro, em Brasília e foi correspondente em Nova York. Em 2018, lançou o livro "Tragédia em Mariana – A história do maior desastre ambiental do Brasil". Atualmente, é colunista da ‘Folha de S. Paulo’.

O jornalista Valdir José Cruz é o único candidato do Paraná na eleição da ABI e integra a chapa “ABI Luta pela Democracia”. Cruz é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), trabalhou nos principais veículos de comunicação do Estado e é professor de Jornalismo, com atuação em várias universidades.

A ABI é uma das entidades com grande contribuição na luta pela liberdade de imprensa e democracia no Brasil. A Associação participou ativamente da campanha das Diretas Já e, em 1992, seu então presidente Barbosa Lima Sobrinho apresentou o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

Sistema de votação

De acordo com as informações divulgadas pela ABI, a votação será totalmente online, sendo que não terá votação presencial e também não haverá urna na sede da entidade. A votação online será realizada das 10h às 20h do dia 29 e os participantes poderão votar usando computadores, celulares, notebooks ou tablets. As instruções para a votação serão enviadas por e-mail aos associados, mas também será possível acessar o sistema de votação pelo site da ABI, clicando no banner ‘Eleições 2022, vote agora’.

Autor:ABI