19/09/2022

FENAJ estabelece pautas prioritárias dos jornalistas brasileiros

Documento com as oito principais demandas da categoria será encaminhado nesta semana às candidatas e aos candidatos à Presidência

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) encaminha nesta semana, aos candidatos e candidatas à Presidência da República, sua plataforma para as eleições de 2022. Denominado “Oito Pautas Prioritárias das e dos Jornalistas Brasileiros”, o documento elenca as principais demandas debatidas e aprovadas nos últimos congressos nacionais da entidade, além de propostas históricas da categoria.

Conclamando as candidaturas a firmarem compromisso público com a defesa do jornalismo, dos jornalistas e da democracia, a FENAJ não enviará o documento a Jair Bolsonaro. O postulante à reeleição pelo PL tem sido o principal agressor da categoria nos últimos anos, além de incentivar a prática de ataques a profissionais da mídia e a veículos de comunicação, atentando reiteradas vezes contra a democracia.

Apoio à aprovação da PEC do Diploma, criação do Conselho Federal de Jornalistas (CFJ) e do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo (Funajor), além da recuperação da EBC e a ampliação do sistema público de Comunicação são algumas das pautas apresentadas às candidaturas presidenciais.

“Essas são questões básicas que os jornalistas consideram essenciais para nortear seu voto nas eleições de outubro e para buscarmos mais avanços nas políticas públicas de Comunicação com o próximo governo”, afirma a presidenta da FENAJ, Samira de Castro.

A FENAJ também faz coro às demais entidades sindicais sobre a necessidade de revogação das contrarreformas aprovadas nos últimos governos, que foram prejudiciais à classe trabalhadora e à população vulnerável, a exemplo da reforma trabalhista e da Emenda Constituição 95, que congelou os gastos públicos.

Autor:FENAJ Fonte:Federação Nacional dos Jornalistas