28/10/2015

SindijorPR promove bate-papo sobre o futuro do jornalismo

Nesta semana o demissômetro do SindijorPR apontou as 200 demissões de jornalistas paranaenses entre 2014 e outubro de 2015; foram 487 demissões nos últimos quatro anos somente no Paraná. Em seguida, a matériaCrise de modelo de negócios e financeira tentam justificar as demissões de jornalistas no Paraná’, se propôs a começar a pensar e debater o que está por trás de todo esse cenário complexo de instabilidade. Mas o assunto vai longe e, para dar continuidade, o SindijorPR promove nesta sexta-feira (30), às 15h, um bate-papo sobre o futuro da profissão, com o jornalista Jonas Valente.

O encontro tem o objetivo de pensar os desafios e as transformações da profissão, a realidade dos locais de trabalho e as alterações nas condições de produzir informações de qualidade. Nesse contexto, o impacto da produção “multimídia” acessível a ‘todos’, como as plataformas Facebook e Google, a distribuição de notícias pelas redes sociais, a crise dos veículos impressos, são alguns dos temas que vão permear esse debate que é aberto a todos.

Graduado pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e mestre pela UnB, onde é pesquisador associado do Laboratório de Políticas de Comunicação (Lapcom), Jonas tem uma consagrada carreira como repórter e editor. É integrante do Coletivo Intervozes e foi o 1º secretário do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Jonas é co-autor do livro “Sistemas Públicos de Comunicação: A experiência de 12 países e o caso brasileiro” e, atualmente, é concursado da EBC e trabalha como editor na TV Brasil, além de ser professor do IESB, onde ministra o módulo sobre TV Pública. É também coordenador do Sindicato dos Jornalistas do DF da gestão 2010-2013.

Dialogando sobre comunicação

Jonas também participa, na quinta-feira (29), do debate sobre Mídia Pública, e, na sexta-feira (30), às 10h, de um bate-papo com estudantes de jornalismo da Uninter.

Bate-papo: “O Futuro do Jornalismo”
Quando: Sexta-feira, 30/10, às 15h
Onde: Sede SindijorPR (Rua José Loureiro, 211, centro, Curitiba)

Autor:Laís Melo - Informações: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal