Criação do artista Michael Devis também transforma a fachada do SindijorPR em um mural da cultura paranaense, no Centro de Curitiba
O SindijorPR e o SindiRádio-PR, em parceria com o artista Michael Puquevis Ando, mais conhecido como Michael Devis, trabalharam na elaboração de uma arte autoral e própria para homenagear jornalistas, radialistas e demais profissionais de imprensa, reunindo referências à cultura e à representação do Paraná. No último final de semana, a criação artística ganhou concretude ao ser instalada na Casa do Jornalista, sede dos sindicatos de trabalhadores da Comunicação, bem no Centro de Curitiba.
O trabalho autoral traz elementos do jornalismo e da comunicação de uma forma geral, mas também faz referência à araucária – árvore símbolo do Paraná e que embora já tenha coberto quase todo o Estado, hoje restringe-se a 5% do território original – ao Museu Oscar Niemeyer (MON), maior museu de arte da América Latina, e ao Bondinho da XV, que busca rememorar o período de desenvolvimento urbano na história paranaense.
A escolha do artista que assumiu o projeto foi precedida de uma análise de portfólio e avaliação dos custos, quando foi definida a proposta que melhor contemplava o objetivo da iniciativa. O diretor de Esporte e Lazer do Sindijor, Gustavo Henrique Vidal, foi responsável por supervisionar o processo de pintura e destaca o resultado. “Transformamos a nossa casa em um mural de ideias e cultura, que homenageia jornalistas, esses profissionais tão necessários para a democracia”, expressa.
Michael Devis disse que a pintura na sede do SindijorPR foi um trabalho bastante satisfatório. "Remete um pouco à cidade e ao Paraná, mas também, às pessoas que se comunicam com essa cidade e com o Estado, como jornalistas, radialistas e outros profissionais de imprensa. Todos que trabalham com meios de comunicação acabam levando a informação para outras pessoas e a arte também é uma forma de refletir lá na frente, de se comunicar com as pessoas. Homenagear esses interlocutores é bem importante", avalia.
Reforma
A expressão artística que agora colore a fachada do SindijorPR integra um esforço mais amplo, que vem sendo desenvolvido desde outubro de 2023, quando a sede do Sindicato passou por obras para recuperação do telhado. Recentemente, foi concluída a recuperação interna das paredes, pintura externa e interna e estão em andamento melhorias na sala do Sindicato, bem como, a reforma completa do condomínio. Associado a esse esforço, também vem sendo realizada a modernização de equipamentos.
O SindijorPR, primeiro sindicato da Comunicação a se instalar no espaço, ocupa o prédio desde 1980. No local já funcionaram várias repartições públicas, inclusive o Departamento de Águas e Esgoto, o que naturalmente contribui para a necessidade constante de recuperação e manutenção da estrutura.
Sobre o artista
Michael Puquevis Ando, Michael Devis, nasceu em Curitiba e teve o primeiro contato com a arte urbana por meio da pichação, em 1998, quando vários grupos urbanos usavam o ato para demarcar áreas na cidade. No entanto, foi durante uma aula de educação artística, ao assistir a um vídeo de Jean-Michel Basquiat – o pintor e grafiteiro norte-americano que é um artista negro reconhecido mundialmente – que Devis se aproximou do grafite, chegando a integrar a antiga crew (grupo de grafiteiros) ARTSUL.
Devis viveu quatro anos no Japão, o que também impactou sua arte, caracterizada por figuras de olhos grandes e expressivos em estilo cartoon, com cabelos azuis. O artista criou a personagem Lolita, em referência à cultura popular de adolescentes japonesas chamadas de Lolitas, que vem recebendo trajes indígenas e populares da América do Sul, além de reproduzir cenários em profundidade, sempre absorvendo e reproduzindo aspectos da história e culturas retratadas.