Um ato público em apoio à PEC do Diploma de Jornalista será realizado em Guarapuava no dia 8 de dezembro. Jornalistas, estudantes e professores vão se reunir no Calçadão da XV de Novembro, Praça 9 de Dezembro, às 10 horas.
No mesmo dia, às 14 horas, uma audiência pública será realizada na Câmara de Vereadores. A mobilização quer aumentar o apoio pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2012, que busca restituir o diploma de jornalista para o exercício da profissão no Brasil.
Os eventos estão sendo organizados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), com apoio do Centro Acadêmico Carmem Silva e Departamento de Comunicação Social da Unicentro. No âmbito nacional, a luta pela PEC 206/2012 é liderada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
O ato de rua, em praça pública, vai possibilitar que os profissionais do jornalismo demonstrem à sociedade de Guarapuava a necessidade de aprovar a legislação que exige a formação para exercício profissional. O diploma não é exigido desde 2009, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Audiência pública
A audiência pública será aberta para toda a sociedade, com livre acesso ao plenário, e transmitida pelo Canal Legislativo.
O objetivo é esclarecer como a pauta da exigência de formação para exercer a função de jornalista impacta em toda sociedade. Todos ganham com a qualificação da profissão, essencial para democracia e combate à desinformação.
Serviço:
Ato em apoio à PEC do Diploma
Onde: Calçadão da XV
Quando: 8 de dezembro, às 10 horas
Audiência Pública
Onde: Câmara Municipal de Vereadores, Rua Pedro Alves, 431
Quando: 8 de dezembro, às 14 horas