04/11/2022

SindijorPR cobra ação das empresas para garantir segurança de jornalistas

Desde segunda-feira (31/10), vários profissionais têm buscado o Sindicato para relatar situações de violência na cobertura de manifestações antidemocráticas promovidas por bolsonaristas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) oficiou nesta sexta-feira (04/11) os empresários da Comunicação para que tomem providências para assegurar condições mínimas de segurança para jornalistas que atuam na cobertura das manifestações antidemocráticas em curso no país, inclusive aquelas que envolvem bloqueios em rodovias. Desde segunda-feira (31/10), vários profissionais têm buscado o Sindijor para denunciar situações de violência.

Com base em orientações já emitidas pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Sindicato está requerendo que as empresas de Comunicação orientem os trabalhadores a registrar junto aos órgãos de segurança todos os casos de ataques a jornalistas. Além disso, os profissionais devem receber orientações claras sobre os procedimentos a serem seguidos em caso de agressão.

As empresas também devem adotar medidas básicas de segurança, inclusive deslocando técnicos e/ou assistentes para acompanhar as equipes que são pautadas para cobrir os atos. Os gestores não devem escalar jornalistas para trabalhar sozinhos nas manifestações.

Ainda em atenção às recomendações da FENAJ, sempre que uma pauta não oferecer condições de segurança às equipes, a mesma deve ser cancelada imediatamente. Caso contrário, profissionais que não se sentirem seguros o suficiente poderão se recusar a cumprir a pauta, inclusive levando em consideração as normas deontológicas que regem o exercício profissional.

O SindijorPR segue acompanhando com atenção e preocupação as ações antidemocráticas em andamento no Estado e no país. Qualquer jornalista que precise de orientações e de ajuda ou que queira denunciar alguma negligência das empresas em relação à segurança para o exercício da atividade deve procurar o Sindicato diretamente em sua sede, por meio de seus canais oficiais nas redes sociais ou pelo e-mail sindijor@sindijorpr.org.br.

Autor:SindijorPR