Para marcar o Dia Mundial da Igualdade Salarial, em 18 de setembro, a Federação Internacional de Jornalistas e o Media Diversity Institute pedem aos governos que implementem legislação que vede a disparidade salarial entre gêneros no jornalismo e que a indústria da mídia adote políticas concretas para erradicar a discriminação salarial
Em uma era em que o jornalismo desempenha um papel crucial na defesa da democracia e na defesa da igualdade e do direito do público de saber, jornalistas mulheres ao redor do mundo enfrentam uma realidade preocupante: apesar de representarem uma parcela significativa da força de trabalho do jornalismo, elas são consistentemente pagas a menos do que seus colegas homens. Essa desigualdade prejudica não apenas os direitos das mulheres na força de trabalho, mas também a credibilidade e os padrões éticos da profissão em geral.
Uma infinidade de estudos, incluindo relatórios de órgãos de fiscalização da indústria, organizações trabalhistas e instituições acadêmicas, revelam que a disparidade salarial de gênero no jornalismo abrange todos os continentes, organizações de mídia e editorias.
No Brasil, jornalistas mulheres contratadas formalmente ganham em média 5,7% menos que os homens pelo mesmo trabalho. Essa diferença aumenta quanto maior o cargo. No caso de editoras-chefes, por exemplo, as mulheres ganham 41,3% menos que os homens nessa posição. Os números são de uma pesquisa encomendada pela FENAJ.
No Reino Unido, o relatório da BBC 2023 sobre a disparidade salarial entre gêneros revelou um aumento, levando a disparidade ao seu nível mais alto desde 2018. Na França, um estudo conduzido de 2010 a 2021 revelou que mais mulheres são contratadas para contratos de curto prazo (18%) na comparação com os homens (10%).
E, mais longe, na Austrália, uma publicação datada de 2024 revelou que “a disparidade salarial de salário-base no cenário da mídia e da publicidade é de 14,5% entre homens e mulheres, enquanto a disparidade saltou para 19% quando esses bônus executivos e similares foram incluídos na equação”. Em todos os setores da União Europeia “em 2022, os ganhos brutos por hora das mulheres eram, em média, 12,7% abaixo dos dos homens”.
O número global é estimado em 20%, de acordo com o relatório global da OIT 2023. Isso significa que as mulheres ganham em média 80% do que os homens ganham. No ritmo atual, levará pelo menos até 2086 para atingir a igualdade salarial em todo o mundo, de acordo com estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
No jornalismo, uma das razões para essa disparidade salarial é a baixa presença de mulheres em cargos seniores altamente remunerados. Uma pesquisa do Reuters Institute de 2024 revelou que a porcentagem de mulheres em cargos de alto escalão “varia significativamentede de mercado para mercado, de 0% no Japão a 43% nos EUA.”Tetos de vidro continuam a limitar seu acesso a funções executivas, liderança editorial e gestão. Muitas mulheres são canalizadas para setores de jornalismo com salários mais baixos, como reportagens de estilo de vida ou cultura, enquanto os homens dominam campos com salários mais altos, como política, negócios ou reportagens investigativas.
Outro fator importante é que as jornalistas têm maior probabilidade de assumir funções de freelancer ou de meio período, num esforço para equilibrar as responsabilidades de prestação de cuidados, onde os salários são muitas vezes inconsistentes e as despesas de tempo e de deslomento para trabalho investigativo e editorial não são remuneradas. Os benefícios são escassos e a segurança no emprego é limitada, sem mencionar a segurança digital e os meios de obter apoio de empregadores da mídia.
A disparidade salarial é ainda mais pronunciada para mulheres negras, indivíduos LGBTQIA+ e pessoas de comunidades marginalizadas, que enfrentam diversas camadas de discriminação.
Para erradicar a disparidade salarial de gênero no jornalismo, a FIJ e o MDI recomendam:
1 - Realizar auditorias em todas as organizações de comunicação social para avaliar a disparidade salarial entre homens e mulheres
2 - Introduzir políticas obrigatórias de transparência salarial em empresas de comunicação social
3 - Adotar oportunidades de promoção equitativas que apoiem as mulheres em cargos de liderança e garantam que elas sejam igualmente representadas em cargos de tomada de decisão
4 - Adotar políticas de não discriminação e acordos coletivos para eliminar preconceitos, assédio e violência no trabalho e garantir um local de trabalho seguro
5 - Definir políticas de remuneração justas para freelancers, incluindo salários justos, benefícios e segurança no emprego
“Ao abordar a disparidade salarial de gênero no jornalismo, não apenas criamos uma profissão mais justa e equitativa, mas também garantimos que as histórias que moldam nosso mundo sejam contadas por vozes diversas, fortalecidas e compensadas de forma justa por suas contribuições. A luta pela equidade salarial de gênero no jornalismo é uma luta por justiça, transparência e dignidade na indústria e na sociedade em geral. Os sindicatos têm um papel importante a desempenhar na pressão por acordos coletivos sólidos e políticas para apoiar salários justos”, disse a presidente do Conselho de Gênero da FIJ, Maria Angeles Samperio.
“A disparidade salarial na indústria da mídia tende a ser mais pronunciada para pessoas de comunidades marginalizadas e diversas, limitando seu papel na produção de mídia. Isso deve acabar agora, pois contribui para diferentes perspectivas, narrativas tendenciosas e o reforço de histórias estereotipadas que moldam as percepções públicas e influenciam atitudes. Em um mundo cada vez mais polarizado, apelamos aos governos para promover a igualdade salarial para todos e reduzir as desigualdades que alimentam as divisões na sociedade”, disse a diretora executiva do Media Diversity Institute, Milica Pesic.
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https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2024-09/Mulheres-ganham-20-menos-do-que-homens-em-mais-de-50-mil-empresas
https://www.ifj.org/media-centre/news/detail/category/press-releases/article/equal-pay-day-global-gender-pay-gap-in-journalism-must-be-addressed-immediately