14/05/2024

CCT: Jornalistas do Paraná são convocados para assembleias com proposta de reajuste salarial

Arte: Ricardo Andretto/ Sindijor Norte PR

Jornalistas profissionais de todo o Paraná estão convocados a comparecer em assembleias na quinta-feira (16/05) para discutir a proposta de reajuste salarial, apresentada pelas empresas de comunicação, para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025. As entidades patronais, Sindejor-PR e SERT-PR, se comprometeram em reajustar os salários com o total da inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses até a data-base. O percentual total é de 3,23%, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Paraná (DIEESE-PR).

Depois de negociações e a pedido das e dos jornalistas, os sindicatos que representam as e os profissionais, SindijorPR e Sindijor Norte PR, conquistaram um acordo com os patronais na manutenção de textos da atual CCT para o novo ciclo, com atualização da questão econômica. A proposta recebida das empresas de comunicação não prevê abertura para novas negociações para além da questão do reajuste, mas mantém o anuênio e outros direitos que jornalistas não abririam mão, conforme os sindicatos de jornalistas alertaram desde o início das conversas.

Os sindicatos de jornalistas terão assembleias separadas, em cada uma de suas bases, na próxima quinta-feira (16/05). O SindijorPR irá utilizar a plataforma Google Meet para reunir a categoria e irá disponibilizar o link na mesma data, cerca de uma hora antes da atividade. A primeira convocação será às 19h30, com início previsto às 20 horas, sem segunda chamada, com qualquer número de presentes.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte PR