19/04/2024

Meta remove publicação de jornalista que noticiava críticas ao pedágio no Paraná

Arte: Ricardo Andretto/Sindijor Norte PR

A jornalista Mareli Martins, que mantém um blog que leva o seu nome em Ponta Grossa, teve uma publicação retirada pela Meta de seu perfil no Facebook nesta quinta-feira (18/04). O conteúdo com o título “Povo propõe novas placas nas rodovias do PR: “ratoeira em 500 metros, o pedágio é novo, mas o golpe é antigo” foi publicado na última terça-feira (16/04) no blog e em seu perfil pessoal e páginas mantidas na mesma plataforma. O material trazia informações sobre a movimentação de um grupo, monitorado pela jornalista, que sugeriu a instalação de placas em rodovias com críticas ao sistema de pedágio no Estado.

Mareli afirma sentir-se prejudicada pela iniciativa da plataforma, uma vez que boa parte do conteúdo jornalístico que publica em seu blog é distribuído por meio de seus perfis nas redes sociais. “Para nós, jornalistas que trabalhamos de forma independente, a ação dessas empresas pode representar um grande prejuízo. O conteúdo não viola as políticas do Facebook, mas eu recorri e assim mesmo, não tive retorno. O processo é todo automatizado, em nenhum momento você tem contato com pessoas”, expõe.

O SindijorPR e o Sindijor Norte PR, representantes dos jornalistas profissionais no Paraná, e a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) se solidarizam à Mareli Martins e lamentam que, a despeito da importância do uso das redes para veicular material jornalístico, inclusive no combate à desinformação, as gigantes da tecnologia se abstenham de dar transparência às próprias políticas. Atuam como bem entendem, na ausência de uma regulamentação no Brasil, sem se preocupar se estão ou não violando princípios constitucionais.

A liberdade de expressão e o direito à informação para sociedade não deveriam ser cerceados. Diante dessa e de outras questões controversas envolvendo as chamadas big techs, o SindijorPR e o Sindijor Norte PR se posicionam a favor da implementação de leis que regulem a ação das plataformas no país.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte PR