27/02/2024

Sindicatos farão assembleias para discutir a pauta da CCT 2024/2025

Arte: Ricardo Andretto/Sindijor Norte PR

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) farão assembleias para discutir a pauta da categoria para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025. As discussões acontecem no mesmo dia, na próxima quinta-feira, 29 de fevereiro, mas em assembleias diferentes. O SindijorPR fará assembleia hibrida, com discussões em sua sede em Curitiba e transmissão pela internet. Já o Sindijor Norte PR fará assembleia somente de forma remota.

Os sindicatos que, juntos, representam os profissionais do Paraná, vão abrir a negociação da CCT com os empresários a partir da definição das assembleias. Entre os assuntos em discussão, as perdas acumuladas da categoria, a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para a data-base em 1º de maio e mobilizações das e dos jornalistas.

Antes da convocação das assembleias, a pedido do Sindijor Norte PR e SindijorPR, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Paraná (DIEESE-PR) fez estudos para mostrar o valor da perda de massa salarial que as e os jornalistas tiveram com reajustes abaixo da inflação. Entre 1º de maio de 2020 a abril de 2023, foram 4,5 salários perdidos, um total de R$ 19.432,22. Em valor percentual, o índice que os patrões se recusaram a incorporar nos salários é de 10,41%. No fechamento da última CCT, jornalistas pediram que os dois sindicatos continuassem a negociar essas perdas.

Mais informações da assembleia do SindijorPR:

Quando: Quinta-feira (29/02)

Primeira convocação às 19h30, com início às 20 h

Presencial na sede do Sindicato para Curitiba e RMC

Online para o interior

Link será divulgado no dia

Leia também: Jornalistas do Paraná já perderam mais de R$ 19 mil com reajustes abaixo da inflação