09/03/2022

Jornalistas aprovam reposição da inflação e de perdas salariais em proposta de renovação da CCT

Assembleia também aprovou a inclusão de cláusula de combate ao assédio na Convenção e contou com manifestação pela ratificação da Convenção Nº 190 da OIT

A renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos jornalistas paranaenses foi tema de assembleia geral extraordinária na noite da última terça-feira (8). Promovida em sistema de teleconferência pelo Sindijor Norte PR e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), a assembleia aprovou um documento, redigido pelas entidades, que pede a reposição de 10,53% dos salários referente à inflação do período da data-base (maio/2021 a abril/2022) medida pelo INPC, conforme estimativa do Dieese, e de 5,3% das perdas acumuladas nas negociações coletivas anteriores (2020 e 2021). Somados, os dois totalizam 15,83% de reajuste.

Os Sindicatos também fizeram vários apontamentos aos patrões levando em consideração a pesquisa da Campanha Salarial deste ano, realizada em fevereiro, que mostrou as prioridades da Categoria. O dado que mais preocupa as entidades é a constatação de que 9 em cada 10 pessoas consideram que o salário é insuficiente para atender as necessidades dos jornalistas.

A assembleia também aprovou:

- Inclusão de cláusula que estabelece ajuda de custo para trabalho remoto;

Pedido de concessão de plano de saúde pelas empresas aos jornalistas;

- Nova redação para cláusula de AUXÍLIO-AMAMENTAÇÃO e inclusão de auxílio-creche para filhos de jornalistas até 5 anos de idade;

- Inclusão de cláusula que estabelece obrigações das empresas e dos Sindicatos a respeito da apuração de casos de assédio, moral ou sexual;

- Concessão de vale-alimentação pelas empresas;

- Inclusão de cláusula sobre estabelecimento de planos de cargos e salários pelas empresas, com estudos promovidos pelos Sindicatos;

- Inclusão de cláusula específica para o período da pandemia da Covid-19, obrigando empresas a fornecer EPIs para jornalistas;

- Alteração de cláusula de estágio, obrigando supervisão do estagiário por jornalista profissional, e inclusão de item delimitando o número de estagiários;

- Renovação de todas as demais cláusulas da CCT.

A assembleia geral extraordinária de 8 de março também tornou-se permanente, por aprovação unânime dos presentes. Isso significa que consultas referentes à CCT dos jornalistas poderão ser feitas de forma mais rápida entre as bases territoriais do Sindijor Norte PR e SindijorPR.

Dia de Luta das Mulheres

Ainda sobre a assembleia, que aconteceu em pleno Dia Internacional de Luta das Mulheres, a inclusão de cláusula de obrigação de apuração de assédios foi apontada como uma necessidade, uma vez que as mulheres são as maiores vítimas destas situações. Só para se ter noção, quase 65% das trabalhadoras de mídia já foram intimidadas, ameaçadas ou abusadas em relação ao seu trabalho. O dado é da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), que indica que os abusos vêm de todas as direções: colegas e superiores, fontes e até mesmo de poderosos ou usuários anônimos nas mídias sociais.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte PR