13/11/2023

SindijorPR participa de ato político em defesa da formação em Jornalismo na Universidade de Brasília

Representantes do Comitê de Luta pela PEC do Diploma de Jornalista de Ponta Grossa e a diretora de Defesa Corporativa do SindijorPR, Aline Rios, participaram na semana passada de um ato político em defesa do Jornalismo, como profissão e como forma social de conhecimento, realizado na Universidade de Brasília (UNB).

Crédito: Marcelo Engel Bronosky

A ação integrou a programação do 21º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e contou com representantes de várias entidades ligadas ao campo jornalístico, entre elas, a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Durante o ato, representantes das entidades assinaram a ‘Carta de Brasília’, que pode ser acessada aqui. (Crédito da foto acima: Marcelo Engel Bronosky)

Representando a Fenaj, o jornalista e presidente do Sindijorce, Rafael Mesquita, destacou o movimento Ocupa Brasília, encabeçado pela Federação e Sindicatos de Jornalistas do Brasil. “É papel de cada professor, de cada estudante, de graduação e pós-graduação, de fazer também essa mobilização em seu Estado, porque a gente precisa fazer política, sim, para transformar a nossa realidade”, convoca.

Nova diretoria

Ainda durante as atividades do 21º SBPJor, aconteceu a eleição e posse da nova diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Com isso, a entidade passa a ser presidida pelo pesquisador e professor de Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Felipe Simão Pontes. “Esperamos que essa proximidade permita que possamos pensar mais ações em parceria, no interesse da categoria e também, em relação às nossas lutas em comum”, registra Aline Rios.

Autor:SindijorPR