10/10/2023

FENAJ e Sindicatos preparam 2º Ocupa Brasília em defesa do diploma de jornalista

O Paraná integrará mais uma vez as atividades por meio de diretores do SindijorPR e do Sindijor Norte PR

Dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e de Sindicatos de Jornalistas filiados, incluindo o SindijorPR e o Sindijor Norte PR, estarão em Brasília, de 24 a 26 de outubro, para o 2º Ocupa Brasília em defesa da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012, que restabelece a obrigatoriedade do diploma de nível superior específico para o exercício do Jornalismo no Brasil.

“A ideia é cumprir uma agenda de atividades na Câmara dos Deputados e em alguns ministérios, para dialogar sobre a necessidade de aprovação da PEC do Diploma”, afirma a presidenta da FENAJ, Samira de Castro. De acordo com ela, os representantes dos Sindicatos também farão reuniões com as bancadas federais de seus estados.

O ponto alto da programação do movimento que quer resgatar o critério de acesso à profissão de jornalista será a audiência pública da Comissão de Comunicação da Câmara, agendada para o dia 26 (quinta-feira), às 14h, sobre “A importância da formação superior para o exercício do Jornalismo”. A iniciativa é do deputado federal Amaro Neto (Republicanos/ES), que preside a Comissão.

A audiência terá a participação de representantes da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

“Em paralelo, também teremos reuniões para tratar da questão da atualização da nossa regulamentação profissional e da realização de concursos públicos para jornalistas”, acrescenta Samira de Castro. Segundo ela, a FENAJ tem uma pauta que busca recuperar os direitos da categoria com valorização da formação específica, atualização das regras que orientam a profissão, carreira no serviço público e sustentabilidade do Jornalismo.

Autor:FENAJ Fonte:Federação Nacional dos Jornalistas