06/10/2023

Jornalista é alvo de campanha de difamação após publicação de reportagem

Profissional está sendo acompanhado pelo SindijorPR e foi orientado a registrar o caso junto aos órgãos de segurança pública

O SindijorPR e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público se solidarizar e manifestar apoio ao jornalista Bruno Soares, de Foz do Iguaçu, que desde a veiculação da reportagem “Conselheira tutelar eleita em Foz defende ‘pedagogia da tortura’”, em 4 de outubro, pelo portal de notícias Plural, tem sofrido uma campanha de difamação e hostilização por grupos extremistas. No material jornalístico, Soares aborda como uma pedagoga, eleita conselheira tutelar na cidade, se posicionou em áudios distribuídos em um aplicativo de mensagens sobre a utilização de castigos físicos como prática na educação.

No mesmo dia em que a matéria foi publicada, a conselheira tutelar divulgou um vídeo nas redes sociais em que, além de não negar a autoria dos áudios, ainda atribui a Soares suposta conduta criminosa, como se o jornalista tivesse interesse particular em expor o fato de uma conselheira tutelar eleita ter realizado apologia ao uso de violência para educar.

O SindijorPR reitera sua defesa intransigente quanto ao direito à informação, previsto na Constituição Federal, e que contempla tanto a garantia aos jornalistas de apurar e prestar informações, quanto o direito que a sociedade tem de acesso a esse conteúdo – tão fundamental para a existência da própria democracia.

Dirigentes do Sindicato estão em contato com Soares e já orientaram o jornalista a registrar as ameaças que vem sofrendo junto aos órgãos de segurança pública. O SindijorPR também vai pedir às autoridades atenção ao fato, buscando assegurar a integridade do profissional.

Posicionamento do portal de notícias Plural

O Plural afirma que confia plenamente na apuração do repórter, que ao longo dos anos vem fazendo um trabalho de excelência na região de Foz. Os editores tiveram acesso ao material usado e afirmam que a reportagem reproduz com correção e honestidade o que a conselheira eleita disse. O jornal diz ainda que reafirma sua postura de defesa da infância e que se dedicou nos últimos meses à cobertura da eleição do Conselho Tutelar justamente por entender que a população precisa ser informada sobre as posturas de quem trabalha com um assunto tão importante e delicado.