esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

18/08/2023

Noite de autógrafos e exposição marcam Ronda da Noite em Ponta Grossa

Noite de autógrafos e exposição marcam Ronda da Noite em Ponta Grossa

A Ronda da Noite – edição especial PG 200 anos, que será realizada neste sábado (19/09), em Ponta Grossa, incluirá atividades artísticas na programação organizada pelo SindijorPR. Além da noite de autógrafos com os jornalistas Érica Busnardo, Rafael Schoenherr e Ben-Hur Demeneck, será possível acompanhar a exposição artística Coleção, do jornalista e artista visual Sebastião Natalio.


Érica Busnardo, jornalista agraciada com o prêmio Sangue Bom do Jornalismo Paranaense, concedido pelo SindijorPR em 2006 pela reportagem Xetás: o fim de um povo paranaense, é uma das autoras que participa da noite de autógrafos.


Érica lançou recentemente seu primeiro livro de crônicas, Passagens, pela Editora Contexto. A obra, de 247 páginas, foi ilustrada pelo artista visual e jornalista Sebastião Natalio, e conta com prefácio do escritor Miguel Sanches Neto.


Com uma carreira de mais de 20 anos, Érica já teve crônicas publicadas nos jornais Gazeta do Povo e Rascunho, além de ter recebido voto de louvor pelos relevantes serviços prestados à Comunicação, pela Câmara de Curitiba. Em 2020, a jornalista também teve uma obra selecionada em Ponta Grossa, pelo edital Aldir Blanc.


O também jornalista Rafael Schoenherr é outro autor que participa da noite de autógrafos. Professor do curso e do Mestrado de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Rafael é doutor em Geografia, pesquisador interessado em cultura e espaço público, além de personagem ativo da cena cultural da cidade.


Rafael coordena desde 2010 o coletivo de fotógrafos Lente Quente, desenvolvido como projeto de extensão do curso de Jornalismo na UEPG, e que é o tema de seu último livro: Lente Quente- Fotojornalismo e cultura (2010-2019). A obra foi produzida em parceria com o selo Lambrequim e contou com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (Proex), Fundação Araucária, Departamento de Jornalismo e Programa de Pós-Graduação em Jornalismo.


Lente Quente reúne 150 fotos produzidas em coberturas realizadas por estudantes extensionistas que passaram pelo projeto entre 2010 e 2019. A seleção e curadoria das imagens que compõem a coletânea foram feitas por alunos bolsistas.


Homenagem à cidade


O terceiro autor a integrar a programação é o jornalista Ben-Hur Demeneck, professor colaborador de Jornalismo da UEPG. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pesquisador da área, Ben-Hur estará apresentando duas obras, sendo a mais recente Futuro Imperfecto, que conta com sua colaboração.


Outro livro de Demeneck é PG de A a Z & Outras Crônicas, pela Toda Palavra Editora, que completa dez anos de lançamento junto com o aniversário de 200 anos de Ponta Grossa, no próximo 15 de setembro.


PG de A a Z é resultado de "uma peregrinação por lugares famosos ou pouco conhecidos de Ponta Grossa, com referências a Castro e a Palmeira, mas que cujas personagens, dramas, comédias e situações peculiares poderiam existir em todo lugar, o que torna a leitura atrativa para quem vive em qualquer cidade do Brasil e do mundo".


Coleção


Quem conferir a programação da Ronda da Noite em Ponta Grossa também poderá apreciar o trabalho do jornalista, escritor premiado em concursos de poesia e contos, e artista visual autodidata Sebastião Natalio. Autor de Domingo no Parque, lançado pelo grupo Olaria Cartoneira, o artista ilustrou obras recém-lançadas pelo projeto. 


O jornalista também foi reconhecido por prêmios em artes: em 1998, Natalio foi o terceiro lugar no Salão Copa do Mundo; em 2008, garantiu a primeira colocação no Salão de Inverno de Ponta Grossa; em 2021, foi selecionado no 17º Salão Nacional de Artes de Ubatuba (SP); e foi ainda o único artista visual ponta-grossense a participar do Arteeducação, projeto do SESC-PR que percorreu as principais cidades do Estado.


A maioria das artes que produz atualmente são feitas em papelão, material do qual o artista se apropria desde há muito tempo. Coleção reúne trabalhos recentes de Natalio e que expressam o propósito de ser uma ‘arte sem luxo e sem frescura’, palpável e sensível ao toque e emoção humanos.


Serviço:


Ronda da Noite – edição especial PG 200 anos

Data: 19/08/2023

Horário: 18 horas

Local: Frederico Cervejas & Cervejas

Atração Musical: General Fields

Entrada: Free

Avenida Ernesto Vilela, 404, Centro


**Texto editado às 23h06 para inclusão de informações a pedido.

Autor:SindijorPR
Gralha Confere TRE