24/03/2023

SindijorPR repudia racismo e apologia ao nazismo envolvendo estudantes da UEPG

Mensagens foram postadas em um aplicativo para troca de mensagens entre alunos de Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) repudia veementemente o caso de racismo e apologia ao nazismo registrado em um grupo para troca de mensagens mantido em um aplicativo, envolvendo alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A luta contra o racismo é diária e a prática antirracista é necessária em todos os espaços da sociedade, especialmente em um local de pluralidade e formação cidadã como uma universidade. Essa é a segunda situação recente que veio a público envolvendo práticas de intolerância na instituição.

O SindijorPR, enquanto entidade que representa profissionais de Jornalismo no Estado, luta constantemente em defesa da formação profissional e vê como inadmissível tal comportamento exercido por pessoas que, um dia, desejam exercer a profissão.

A profissão da/do jornalista está pautada por conceitos éticos e que não podem, em momento algum, ser rompidos por quaisquer profissionais e/ou estudantes. Tal como prevê o Código de Ética que rege a profissão em seu Artigo 6°: “É dever do jornalista: I - opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos [...]”.

O SindijorPR solidariza-se com aqueles e aquelas que foram ofendidos e constrangidos por tais atos e está disposto a colaborar ainda mais com a formação dentro das universidades a fim de combater as práticas aqui registradas. Da mesma forma, este Sindicato espera que a instituição e autoridades públicas apurem o caso, investigando e responsabilizando os envolvidos.

Nota do Departamento de Jornalismo da UEPG:

O curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa vem a público manifestar repúdio a toda e qualquer expressão de racismo, fascismo e/ou discriminação praticada dentro ou fora da universidade.

O Colegiado do Curso informa que a troca de mensagens entre estudantes do primeiro ano de Jornalismo, divulgada na manhã de 24/03/2023, já foi encaminhada aos órgãos competentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que estão investigando a denúncia.

O caso já está sob monitoramento da coordenação do Curso e também da chefia do Departamento de Jornalismo, que irão acompanhar os trâmites institucionais. O Curso de Jornalismo sempre combateu práticas racistas e preconceitos de classe, gênero, sexualidade, entre outros, e continuará realizando atividades pedagógicas de caráter educativo para os estudantes e a comunidade universitária.

Nota enviada à imprensa pela UEPG:

“A Universidade Estadual de Ponta Grossa informa que ao tomar conhecimento, via redes sociais, de um possível caso de racismo num grupo de mensagens de alunos do curso de jornalismo, encaminhou a denúncia à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e à Ouvidoria. A instituição reforça que tem atuado ativamente contra o racismo, no atendimento e processamento de denúncias, além do desenvolvimento de campanhas contínuas sobre o tema“.

Nota do Centro Acadêmico de Jornalismo sobre o caso:

O Centro Acadêmico João do Rio (Cajor), do curso de Jornalismo da UEPG repudia as trocas de mensagens com teor nazista e racista em um grupo de calouros no WhatsApp, bem como deboches de organizações sociais que lutam por seus direitos. O caso que veio a conhecimento público no dia de hoje (24), é um comportamento repulsivo que não deve ser aceito em nossa sociedade.

O curso de Jornalismo da UEPG, o Cajor e o estudantes sempre estiveram envolvidos historicamente em pautas e ações sociais para tornar nossa sociedade mais justa e igual. As ações criminosas previstas em lei realizadas pelos envolvidos no caso não representam os estudantes e o curso.

O Cajor representando os alunos de Jornalismo pede desculpas a todos que se sentiram ofendidos com o caso mencionado e se compromete em colaborar com investigações e que medidas cabíveis serão tomadas.

Nota de edição: Texto editado às 15h25 do dia 24/03/2023 para inclusão de informações.

Autor:SindijorPR