esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

01/06/2022

Jornalismo UEPG promove painéis sobre mídia e cultura

Jornalismo UEPG promove painéis sobre mídia e cultura

O Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza, nesta quarta e quinta-feira (1 e 2), o evento Crítica e Mídia e a Produção Cultural nos Campos Gerais. Composto por duas mesas, o evento, que será realizado na sala 17 do bloco A, Campus Central, vai falar sobre Diálogos em Mídia e Cultura Regional e A Crítica Jornalística na Agenda Pública e Cultural.


“A série diálogos é um evento com dois painéis que, neste início de ano letivo, convida oito profissionais da área para falar sobre os principais eixos e temas que estudantes vão pautar nas produções semanais, a partir deste mês”, explica Sérgio Gadini, um dos professores do Curso de Jornalismo, que organiza o evento. Segundo Gadini, esta é uma oportunidade de natureza didática, mas também de extensão. “É um espaço de debate sobre produções de critica em mídia e cultura na cidade”, explica.


Para os alunos do Curso de Jornalismo, o evento, além de propiciar contato com áreas de mídia e cultura, traz painéis com falas sobre os principais temas abordados pela produção laboratorial do curso, o Crítica de Ponta. A oportunidade auxiliará aos alunos da disciplina de Crítica de Mídia a exercitarem a análise de produtos e serviços em mídia e cultura, a partir da agenda local/regional. “Ele tem um caráter de ensino à medida que você convida painelistas que falam sobre crítica gastronômica, literária, musical e de cinema. Essas pessoas, na fala, vão dar dicas, sugestões e pistas para que os estudantes elaborem, a partir da próxima semana, textos em forma analítica”, comenta o professor Gadini. As produções do Crítica de Ponta são veiculadas periodicamente em diversas plataformas.

“A produção laboratorial Crítica de Ponta tem uma versão em áudio, apresentada na rádio Princesa FM, portanto, também é um produto laboratorial com característica de extensão: ele circula na cidade toda semana e agora, esse ano, passada a pandemia, também vai retomar a versão em audiovisual”, relata Gadini. A versão newsletter em texto está disponível no Portal Periódico, site laboratorial do curso de Jornalismo da UEPG.


O evento busca dialogar com profissionais e estudantes sobre a mídia e cultura local, de forma a contribuir para o aprimoramento das produções de crítica jornalística de Ponta Grossa. “O profissional de jornalismo precisa exercitar a análise, precisa exercitar crítica, precisa exercitar o comentário sobre produções em mídia e cultura”, completa o professor.


Para participar, os interessados podem se inscrever na hora do evento. Será oferecida declaração de horas aos participantes das duas noites dos painéis.

Autor:Cristina Gresele/ Ascom da UEPG Fonte:Universidade Estadual de Ponta Grossa
Gralha Confere TRE