O Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza, nesta quarta e quinta-feira (1 e 2), o evento Crítica e Mídia e a Produção Cultural nos Campos Gerais. Composto por duas mesas, o evento, que será realizado na sala 17 do bloco A, Campus Central, vai falar sobre Diálogos em Mídia e Cultura Regional e A Crítica Jornalística na Agenda Pública e Cultural.
“A série diálogos é um evento com dois painéis que, neste início de ano letivo, convida oito profissionais da área para falar sobre os principais eixos e temas que estudantes vão pautar nas produções semanais, a partir deste mês”, explica Sérgio Gadini, um dos professores do Curso de Jornalismo, que organiza o evento. Segundo Gadini, esta é uma oportunidade de natureza didática, mas também de extensão. “É um espaço de debate sobre produções de critica em mídia e cultura na cidade”, explica.
“A produção laboratorial Crítica de Ponta tem uma versão em áudio, apresentada na rádio Princesa FM, portanto, também é um produto laboratorial com característica de extensão: ele circula na cidade toda semana e agora, esse ano, passada a pandemia, também vai retomar a versão em audiovisual”, relata Gadini. A versão newsletter em texto está disponível no Portal Periódico, site laboratorial do curso de Jornalismo da UEPG.
O evento busca dialogar com profissionais e estudantes sobre a mídia e cultura local, de forma a contribuir para o aprimoramento das produções de crítica jornalística de Ponta Grossa. “O profissional de jornalismo precisa exercitar a análise, precisa exercitar crítica, precisa exercitar o comentário sobre produções em mídia e cultura”, completa o professor.
Para participar, os interessados podem se inscrever na hora do evento. Será oferecida declaração de horas aos participantes das duas noites dos painéis.