16/02/2023

CNPq inscreve para concurso de fotografia com prêmios em dinheiro

O XII Prêmio de Fotografia, Ciência & Arte busca fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com as inscrições abertas para o XII Prêmio de Fotografia, Ciência & Arte até às 18 horas do dia 03 de abril. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro em cada categoria: R$ 15 mil para o primeiro lugar; R$ 10 mil para o segundo colocado ou colocada; e R$ 5 mil para quem garantir a terceira colocação. Quem vencer o prêmio também receberá passagem aérea e diárias para participar da cerimônia de premiação, caso essa seja presencial.

O prêmio concebido em 2011 tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq, sendo apresentado em duas categorias: imagens produzidas com o uso de câmeras fotográficas e imagens produzidas a partir de instrumentos especiais.

Sobre o prêmio

Em 11 edições realizadas do Prêmio, de 2011 a 2021, foram recebidas 8410 inscrições e imagens, enviadas por estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros de todas as unidades da federação e de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

Ao longo desses anos, 84 imagens e seus autores oriundos de todas as regiões do país já foram premiados, entre eles: 49 do ­Sudeste, 11 do Sul, 10 do Norte, 8 do Nordeste e 6 do Centro-Oeste. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail pfoto@cnpq.br ou acessando www.premiofotografia.cnpq.br.

Autor:CNPq