07/04/2022

SindijorPR homenageia jornalistas que marcaram a história da imprensa no Estado

Material começa a ser distribuído pelas redes sociais neste 07 de Abril, Dia do e da Jornalista. Homenageados também ajudaram a fortalecer a luta sindical da categoria

Quem preserva a memória não esquece de suas raízes. Imprensa de verdade valoriza o Jornalismo e os jornalistas. Esta é a mensagem enfatizada na campanha virtual que está sendo lançada pelo SindijorPR neste 07 de abril, dia do e da jornalista. A proposta busca homenagear os pioneiros e pioneiras do Jornalismo no Estado e que também ajudaram a fortalecer o Sindicato desde a sua fundação.

A iniciativa foi proposta pela direção do Sindicato como uma forma de destacar os e as profissionais que ajudaram a pavimentar a história do Jornalismo no Paraná. O diretor-presidente do SindijorPR, Célio Martins, explica que os nomes foram pesquisados no arquivo mantido pelo Sindicato e este esforço levou em consideração as primeiras pessoas que se filiaram à entidade e que atuavam na imprensa. Lembrando que nem todos eram graduados em Jornalismo, uma vez que durante parte do tempo o curso sequer existia no Estado.

Célio enfatiza que a credibilidade do Jornalismo no Estado se deve a estes e outros nomes. “Queríamos homenagear muitos outros jornalistas que constam em nossos arquivos. Mas selecionamos aqueles que efetivamente foram os primeiros a se filiar ao Sindijor e que já exerciam a atividade, mesmo sem formação. São memórias importantes de pessoas que deixaram uma contribuição relevante ao jornalismo estadual”, relata.

O trabalho de pesquisa, realizado por membros da direção e trabalhadores do SindijorPR, envolveu a consulta aos arquivos da entidade, pesquisa em outras fontes e, ainda, o contato direto com alguns dos pioneiros e pioneiras mencionados na campanha.

A diretora executiva do Sindijor, Silvia Valim, recorda que alguns dos homenageados ainda estão atuando profissionalmente. “Isso nos dá a oportunidade de reconhecer os esforços destas mulheres e homens que tanto fizeram pelo jornalismo paranaense e pela luta sindical da categoria no Estado”, manifesta.

O material começa a circular nos canais do SindijorPR pelas redes sociais a partir desta quinta-feira (07).

Créditos para as imagens que ilustram a campanha virtual:

-Foto Urutides Borges: cedida por Valterci Santos

-Foto Neri Baptista: cedida por Jonathan Campos