14/10/2022

Prêmio de Jornalismo vai reconhecer reportagens sobre doação e solidariedade

Serão premiadas materiais em formato de texto, áudio, vídeo e fotografia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 09 de dezembro

Estão abertas as inscrições para o 1° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, uma iniciativa do Instituto MOL para reconhecer o trabalho de profissionais e estudantes de comunicação que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil, destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania.

“Queremos expandir o olhar dos comunicadores e incentivar a cobertura da imprensa para a infinidade de pautas sobre cultura de doação que merecem destaque”, comenta Vanessa Henriques, gerente executiva do Instituto MOL, que foi criado em 2020, como braço social do Grupo MOL para promover a cultura de doação no Brasil.

Serão premiados trabalhos nos formatos de texto, áudio, vídeo e fotografia publicados em veículos de comunicação profissionais e acadêmicos entre 1º de janeiro a 5 de dezembro de 2022. O tema central da reportagem deve estar relacionado ao conceito de cultura de doação e solidariedade, e poderá ser desdobrado a partir de pautas que abordem serviço para o doador, trabalho e iniciativas de organizações da sociedade civil, filantropia, entre outros. Relevância, qualidade, interesse público, diversidade de fontes, originalidade, inovação e criatividade serão os critérios de avaliação.

Categoria Jovem Jornalista

Destinada a estudantes de jornalismo e recém-formados com até dois anos de graduação, a categoria Jovem Jornalista vai avaliar reportagens produzidas por estudantes de comunicação e publicadas em veículos acadêmicos e/ou reportagens produzidas por recém-formados e publicadas em veículos comunitários, independentes ou de grande circulação. Serão aceitos trabalhos nos seguintes formatos: podcast/rádio; reportagem multimídia/digital/vídeo; impresso; fotojornalismo e HQ/zine.

Categoria Profissional

É destinada a profissionais da comunicação que publicam trabalhos em veículos da grande mídia, como jornais, sites, revistas, emissoras de rádio e TV, bem como podcasts publicados em streamings de áudio e que estejam no ar há pelo menos um ano. Serão aceitas reportagens em áudio, que podem ser podcasts ou matérias veiculadas em emissoras de rádio; texto, publicado em veículo digital ou impresso; vídeo, veiculado em canais de televisão ou publicados em plataformas digitais; foto ou série de fotos publicada em veículo digital ou impresso.

Requisitos para inscrição

Além de se encaixar em uma duas categorias, pessoas interessadas em se inscrever na premiação precisam, obrigatoriamente, participar do Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade, uma formação gratuita e online sobre cultura de doação destinada a profissionais e estudantes interessados no tema. O objetivo do curso é proporcionar informações – dados inéditos, ideias de pautas, lista de fontes, cases e personagens, para ampliar a cobertura sobre o assunto com maior qualidade, criatividade e diversidade. Além das aulas gratuitas, os participantes têm acesso a materiais complementares, como o Guia de Pautas e o Guia de Fontes. A não participação no curso é critério de eliminação no Prêmio MOL. Inscreva-se aqui.

Seleção e prêmios

A avaliação dos conteúdos será feita por uma banca avaliadora composta por profissionais renomados do jornalismo brasileiro, convidada pelo Instituto MOL: Cecília Oliveira (jornalista investigativa e diretora do Instituto Fogo Cruzado), Breiller Pires (jornalista esportivo, comentador na ESPN e editor-chefe da plataforma The Players’ Tribune), Dennis de Oliveira (professor de comunicação, ativista e pesquisador na área de cultura popular e movimentos sociais) e Rene Silva (jornalista e fundador do Voz das Comunidades). Na categoria Jovem Jornalista será escolhida uma reportagem ou série e o trabalho vencedor receberá o valor de R$ 3 mil. A categoria Profissional terá quatro reportagens ou séries premiadas, sendo uma para cada formato: áudio, vídeo, texto e fotografia. Cada uma delas receberá R$ 5 mil.

Autor:Instituto MOL