24/03/2022

Jornalistas encaminham proposta de reajuste salarial para as empresas

Sindicatos querem reposição das perdas salariais; prazo para resposta é de dez dias

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) entregaram nesta quinta-feira (24), aos representantes das empresas, a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2022-2023), aprovada em assembleia dos jornalistas de todo o estado no dia 8 de março. No documento, as duas entidades de jornalistas solicitam que os empregadores deem resposta no prazo de 10 dias sobre as reivindicações da categoria.

Entre os principais pedidos dos jornalistas estão a reposição salarial de 10,53%, referente à inflação do período da data-base (maio/2021 a abril/2022) medida pelo INPC, conforme estimativa do Dieese e a reposição dos 5,3% de perdas acumuladas nas negociações coletivas anteriores (2020 e 2021), em que a reposição ficou abaixo do índice inflacionário. Os jornalistas também pedem o estabelecimento de ajuda de custos para profissionais que se encontrem em teletrabalho (home office), no valor mínimo mensal de R$ 150,00, necessário para cobrir despesas com internet, energia, telefone e outras.

Outros pontos de destaque são a concessão de plano de saúde pelas empresas aos trabalhadores e trabalhadoras jornalistas, fornecimento de vale-alimentação no valor de R$ 20,00 por dia trabalhado, estabelecimento de obrigações das empresas e dos sindicatos a respeito da apuração dos casos de assédio, moral ou sexual, por meio de cláusula específica na convenção e implementação de planos de cargos e salários.

“A situação financeira dos jornalistas e das jornalistas é muito difícil, considerando que nos dois últimos anos nós recebemos reajuste de apenas 50% da inflação. Por isso é preciso rapidez das empresas em dar uma resposta. Não podemos repetir o que ocorreu de anos anteriores, em que as negociações se arrastaram durante todo o ano. Essa prática de postergar o reajuste raramente existiu; as empresas, no passado, sempre buscaram aplicar o reajuste na data-base e integralmente. Não é aumento de salário, é apenas reposição de perdas do poder aquisitivo decorrentes da inflação”, cobra o presidente do SindijorPR, jornalista Célio Martins.

"Pedimos nada mais do que o justo. Os Sindicatos fizeram pesquisa com os jornalistas, aprovaram a proposta em assembleia da Categoria e consultaram suas assessorias jurídicas. Empresas precisam dar retorno o quanto antes, ainda mais em ano eleitoral, onde discute-se o futuro do Governo do Paraná e o Federal. É um período de muita responsabilidade social com a informação. Jornalistas merecem ter seu valor reconhecido por empresários da comunicação", diz Ricardo Andretto, Secretário de Imprensa do Sindijor Norte PR.

A proposta foi entregue aos presidentes do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Paraná (Sert-PR), Cézar Telles, e do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná (Sindejor-PR), José Nicolás Murta Mejía.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte