31/01/2022

SindijorPR repudia agressão física e verbal à equipe da Rede Massa em Curitiba

Repórteres acompanhavam o trabalho de guardas municipais e do Samu quando foram atacados na madrugada do último dia 28

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) se solidariza aos profissionais da TV Iguaçu/Rede Massa, o repórter Iverson Vaz e o repórter cinematográfico Elbio Tavares, que foram hostilizados e agredidos durante o exercício da atividade na madrugada do último dia 28.

Os jornalistas acompanhavam o trabalho de guardas municipais e socorristas do Samu, que atendiam a uma jovem que estava inconsciente em frente a um estabelecimento comercial, quando passaram a ser insultados por um homem e outras três mulheres – aparentemente alcoolizadas. Toda a situação foi registrada pela equipe de reportagem.

As imagens registradas no local mostram o momento em que uma das mulheres tenta tomar o microfone de Vaz e acerta um tapa no repórter, quando precisou ser contida por guardas municipais. Em seguida, novamente os jornalistas são hostilizados e agredidos verbalmente enquanto trabalhavam.

As pessoas que atacaram a equipe de reportagem estão sendo identificadas para que possa ser apurada a responsabilidade de todos os envolvidos. Um boletim de ocorrência foi registrado pelos profissionais ainda no dia 28.

O SindijorPR lembra que o trabalho da imprensa é essencial à sociedade e que tentar cercear jornalistas trata-se não somente de uma afronta à liberdade de imprensa, mas também, ao direito à informação. O Sindicato irá acompanhar os desdobramentos da situação.

Autor:SindijorPR