14/07/2022

SindijorPR repudia comentário machista de apresentador em emissora de Paranaguá

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) repudia com veemência o comentário machista e de extremo mau gosto veiculado na edição do dia 11 de julho na TVCI, em Paranaguá. Durante o programa Voz do Litoral o apresentador Tony Lagos emitiu comentários depreciativos em relação às mulheres induzindo à ideia de que quando estas são assediadas é porque permitem que isso ocorra.

O apresentador emitiu o comentário depois de noticiar o assassinato de um homem que teria sido morto logo após supostamente assediar uma mulher.

“Para um homem chegar ao ponto de mexer com uma mulher, cantar, passar a mão, ela também deu uma certa liberdade. Porque a mulher se impõe, se impõe ao respeito. Nenhum homem vai fazer gracinha ou passar a mão e mexer com ela porque homem não é burro”, disse o apresentador.

Após a repercussão negativa do comentário, Tony Lagos usou o programa de terça (12) para se retratar. “Em momento algum eu fiz um comentário querendo denegrir, ou querendo rebaixar, julgar que a mulher fez aquilo ou isso. Em momento nenhum. Eu não direcionei a ninguém, é um posicionamento generalizado. Por isso, que eu peço desculpas se alguém entendeu de outro jeito, que eu não quis falar", disse ele ao vivo durante exibição do programa.

Após críticas e pressão de telespectadores e internautas nas redes sociais a TVCI emitiu nota informando o afastamento do apresentador da emissora por tempo indeterminado.

Segundo o Instituto Maria da Penha, a cada um segundo uma mulher é assediada no Brasil. Não podemos permitir que qualquer tentativa de justificativa para esse dado alarmante seja proferida, principalmente, por profissionais de comunicação.

O SindijorPR reitera, mais uma vez, sua postura intransigente em defesa da postura ética no exercício profissional do jornalismo e, para tanto, luta pela continuidade da exigência da formação profissional de jornalistas.