10/12/2014

Sindijor acompanha situação dos jornalistas da RCK

Subseção Sindijor Cascavel
O processo envolvendo a RCK (Rede de Comunicações Kaefer), detentora dos jornais Hoje e O Paraná, de Cascavel, foi pauta de uma reunião na última terça-feira (09) entre o diretor do Interior do Sindijor-PR (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná) Júlio Carignano e o diretor da RCK, Emílio Fernando Martini. A reunião em caráter emergencial foi solicitada pelo sindicato para tratar da situação dos trabalhadores após a notícia da falência dos jornais de propriedade do deputado Alfredo Kaefer (PSDB).

O objetivo foi colher maiores informações sobre a sentença do juiz Pedro Ivo Lins de Moreira, da 1ª Vara Cível da Comarca de Cascavel, e buscar a garantia de que a empresa honre compromissos trabalhistas junto aos funcionários. Os jornais seguem com suas atividades, porém a gestão está a cargo de um administrador judicial. A empresa protocolou nesta segunda-feira (08) um pedido de agravo junto ao Tribunal de Justiça na tentativa de reverter a decisão.

O sindicato aproveitou para verificar denúncias sobre atraso no pagamento de vencimentos, do 13º salário e do recolhimento de FGTS de jornalistas. Emílio Martini, diretor dos jornais, confirmou os atrasos nos salários de novembro e dezembro e que não há previsão de pagamento do 13º salário dos trabalhadores, devido as dificuldades financeiras com a perda de receita dos jornais após a sentença do juiz.

O Sindijor continuará acompanhando o processo envolvendo os jornais de Cascavel. "Nosso objetivo é defender a categoria e prezar pela segurança dos jornalistas. Desde que foi veiculada na mídia a notícia da falência das empresas do deputado, nós começamos a preocupar-se com o futuro dos trabalhadores e de garantir que a empresa arque com seus compromissos trabalhistas”, comenta Julio Carignano. A reunião foi acompanhada pelos advogados Jorge Mattos, da RCK, e Thiago Salvatti, que presta serviços jurídicos ao Sindijor.
Autor:Subseção Sindijor Cascavel Fonte:Subseção Sindijor Cascavel